Toc- teoria das restrições

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Aplicação da Teoria das Restrições em uma Indústria Metalúrgica
RESUMO
Esse artigo apresenta um estudo sobre um estudo de tempos e gargalos de processo e uma proposta de implantação de um sistema de gestão baseado na Teoria das Restrições, apresentando-se um estudo de caso onde e descrito o desdobramento dos processos, discriminando-se os pontos críticos, gargalos e ganhos potenciais nodesempenho global de uma empresa do setor metalúrgico. Optou-se pela referida teoria por considerar a visão sistêmica e pelos potenciais ganhos em flexibilidade e redução de custo. A argumentação e conclusões para o estudo apresentado resultam do processo de reflexão teórica, somado às observações e experiências do estudo de campo.

Palavras-chave: Teoria das Restrições; gestão da produção; leadtimes; set- ups. 1. INTRODUÇÃO O crescimento de demandas e de mercados, das exigências nos processos e produtos e do fortalecimento dos concorrentes, leva constantemente as organizações a se reformularem quanto as suas formas de gestão. Essa reformulação não é mais uma alternativa, mas sim uma necessidade. A importância de se gerenciar as perdas de processo, os ganhos de produtividade e eficiência,e as melhorias simples que geram grandes oportunidades, nunca foram tão importantes quanto agora. É neste cenário que muitas organizações procuram adotar por novas formas de gerenciamento da produção. Um dos aspectos que mais define competitividade e que se espera numa mudança de gestão, é a exigência por prazos de entrega cada vez menores, o que implica em redução dos lead times e set-ups deprodução das organizações, redução no tempo de resposta de projetos, entre outros. As reduções de tempo de produção são as mais críticas e necessitam de um estudo minucioso do processo produtivo, permitindo monitorá-lo e medi-lo de forma a obter dados que analisados corretamente podem gerar planos de ação para a implementação de melhorias. Além de medir estes processos, é de grande relevânciaestabelecer o mercado alvo e as demandas solicitadas, equilibrando de forma eficaz as mesmas com a produção e determinando as metas a serem atingidas. No presente artigo, pretende-se estudar a abordagem sugerida pela Teoria das Restrições (TOC) como forma de tratamento dos gargalos produtivos. Abordagem esta que engloba tais gargalos num gerenciamento integrado, onde a organização é vista como um únicosistema. O objetivo é realizar, com base em dados reais de produção, uma análise para identificar quais os principais pontos de melhoria que podem ser obtidos e quais as mudanças necessárias para a implantação da TOC em uma empresa. Os escassos estudos da TOC no Brasil, concomitantemente com a ausência de literaturas descrevendo a realidade de alguns ramos industriais, são argumentos que reforçam arelevância deste estudo. Pretende-se com esta pesquisa contemplar o estudo de caso real de sua aplicação, e também demonstrar como a mesma afeta o desempenho produtivo na indústria.

SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia

2

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Para a realização deste trabalho utilizou-se uma pesquisa exploratória e uma pesquisa bibliográfica referente àaplicação prática das ferramentas da Teoria das Restrições em uma empresa do setor plástico, atuante no mercado de produtos de higiene, limpeza, beleza e pintura. Devido às suas características, pode-se considerar este trabalho como um estudo de caso. O estudo de caso caracteriza-se por uma análise profunda e exaustiva de um ou poucos objetos. Sendo assim pretende-se através do referencial teórico,demonstrar em como está delineado o procedimento metodológico utilizado para a coleta e tratamento dos dados. A principal vantagem de se realizar estudos de caso com coleta de dados a partir da observação participante, é a oportunidade de se perceber a realidade do ponto de vista de alguém que se encontra dentro do objeto estudado, fato este que permite obter um retrato acurado do fenômeno analisado....
tracking img