Tng-técnicas nominal de grupo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Administração




TNG – Técnica Nominal de Grupo

SUMÁRIO

1- Introdução 3
2- O que é a TNG? 3
3 - Onde se aplica a TNG? 4
4 - Como se usa aTNG? 4
5 - Conclusão 6
6 - Referência 6

1- Introdução
A Técnica de Grupo Nominal (T.G.N.) ou método de Delbecq, em homenagem a quem o divulgou, é um processo que recorrendoa um grupo de peritos permite selecionar, fazer julgamentos e promover a criatividade de sugestões para a resolução de um problema complexo.

2- O que é a TNG?
A TNG - Técnica Nominal de Grupo éuma ferramenta que possibilita a escolha de caminhos (alternativas / opções) de uma forma livre, democrática e racional.
A TNG - Técnica Nominal de Grupo é uma ferramenta que pode impedir os efeitosnegativos da influência da autoridade ou da persuasão que tendam para uma alternativa que pode não ser a melhor, que pode não ser aquela da qual a maioria partilhe.
Imagine-se uma reunião paraescolha de um gerente que deva ser promovido para diretor. O critério da escolha é o da competência.
Deve-se, portanto, escolher o gerente mais competente para o cargo de diretor. Há diversos gerentes aconsiderar. Mas entre eles está justamente o cunhado do presidente — pessoa boníssima, simpática e muito culta — mas nada indicado para o cargo em questão. Podem, os presentes, fazer uma escolhalivre — indicando outro gerente — se a reunião transcorrer com a presença do presidente?

3- Onde se aplica a TNG?
Geralmente, em reuniões, ao se estudar, analisar ou planejar as pessoas defrontam-secom múltiplos caminhos, múltiplas opções, múltiplas alternativas que podem ser observadas.
Para cada um dos caminhos, para cada uma das alternativas podemos ter defensores ou críticos. Contudo, emfunção do cargo hierárquico ou da ênfase posta na defesa ou crítica da alternativa, o grupo pode ser tentado a trilhar uma alternativa ou um caminho, mais pelo exercício de autoridade ou ânimo do...
tracking img