Tmp 7995 ARTIGO 62 1192189366

7781 palavras 32 páginas
---------------------------------------------------------------------Um estudo sobre a representação mental da polissemia: procedimentos metodológicos em um teste de memória
Tamara Melo (UFRGS)
Maity Simone Guerreiro Siqueira (UFRGS)

RESUMO: Neste trabalho, investigamos a representação mental de itens polissêmicos. O método utilizado foi a replicação de um teste de memória de Klein e Murphy (2001), em que os participantes viam uma palavra polissêmica duas vezes, em contextos que poderiam utilizar o mesmo sentido ou um sentido diferente da palavra.
Objetivamos investigar se os diferentes sentidos de uma palavra são representados distintamente ou se há apenas um significado central no léxico mental. Em nosso estudo, não houve diferença significativa entre a condição de mesmo sentido e a de sentido diferente, ao passo que essa diferença foi significativa no estudo original. A partir dessa divergência, discutimos questões metodológicas que envolvem grau e tipo de relações de sentido.
Palavras-chave: polissemia; representação lexical; teste de memória; procedimentos metodológicos.

Introdução
Uma questão de grande interesse para o estudo do léxico é investigar como os diferentes sentidos de uma palavra polissêmica são mentalmente representados. Um dos debates sobre a representação de sentidos polissêmicos pretende determinar se os diferentes sentidos são armazenados separadamente ou se o são de forma conjunta, por meio de um único sentido, mais central ou nuclear, com sua especificidade determinada através do contexto.
Este trabalho discute essa questão por meio da replicação de um experimento proposto por Klein e Murphy (2001), em que se utiliza o julgamento da memória dos participantes em relação a palavras polissêmicas, com o intuito de investigar se os sentidos são representados separadamente ou através de um único núcleo. A motivação para a replicação desse experimento é a necessidade de se discutir o rigor dos procedimentos utilizados nesse tipo de
investigação,

Relacionados