Tmp_16938 Trabalho Crise Global Responsáveis E Tempo 1367857428

427 palavras 2 páginas
Responsável

A atividade que mais consome água é a agropecuária, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Esse setor é responsável por 70% da água, seguido pela indústria, com 22% e pelo uso doméstico, com 8%. No Brasil, esses valores mudam um pouco: 69% da água é consumida pela agricultura, 21% pelo uso doméstico e 18% pela indústria.
Na agricultura, além de economizar, é preciso estimular o uso de técnicas de irrigação que conservem água, em que máquinas específicas distribuem apenas a quantidade de água que o vegetal necessita para sobreviver quando cultivado. O uso de agrotóxicos precisa ser moderado, pois o seu excesso faz com que parte dos líquidos utilizados escorra em direção aos rios e deixando-os inutilizáveis.
Nas indústrias também é necessária a adoção de medidas de conservação. Dependendo da mercadoria que está sendo produzida, é possível reutilizar a agua e evitar que poluentes emitidos cheguem até os rios. Em todas as regiões do Brasil, indústrias como as siderúrgicas, grandes consumidoras de água, passaram a adotar tecnologias que diminuem o impacto sobre os recursos hídricos. Para os próximos anos, essas siderúrgicas esperam manter altos níveis de recirculação de água, visto que atualmente a pequena quantidade não reaproveitada corresponde a perdas por evaporação. O setor têxtil também é grande consumidor de água; todas as empresas do setor precisam atingir os parâmetros necessários de descarte de efluentes, que só podem ser devolvidos ao ecossistema depois de um tratamento biológico e físico-químico. Em uma empresa de MG, o consumo de água é medido e controlado diariamente; em 2013, foram gastos 42 litros de água por quilo de tecido produzido. A meta ideal projetada é baixar o consumo para 38 litros por quilo produzido.
Já no setor doméstico, o uso responsável da água pode fazer a diferença para o planeta. Cuidados como exemplos: reduzir o tempo do chuveiro aberto; escovar os dentes ou lavar a louça com a

Relacionados