Tmp 10353 Comunicacao Empresarial Part21857174499

294 palavras 2 páginas
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA
Prof.: CARINA JORDÃO
JÂNIE HOLANDA E MARÍLIA BARROS

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação empresarial surgiu por volta do século XX, nos EUA. O jornalista Ivy Lee deixou a profissão para criar o primeiro escritório de Relações Públicas. Lee pretendia recuperar a imagem do empresário John D. Rockfeller, que estava sendo acusado de combater atrozmente as pequenas e médias empresas.

Visando apenas o lucro e passando por cima de todos, Rockfeller passou a ser um dos empresários mais odiados dos EUA. Com isso, contratou Lee que deu inicio a uma nova forma de gerenciamento, dando importância à opinião pública e agindo de forma transparente diante da imprensa e o público em geral.

Lee divulgava notas jornalísticas e não em forma de anúncios. E esse perfil de imparcialidade transmitia total credibilidade. Deu tão certo, que a carta de princípios que criou na época, até hoje serve de orientação.

Enfim, toda essa estratégia e mudanças dentro da empresa impactou de forma positiva na imagem do empresário Rockfeller, antes considerado "patrão sanguinário" passou a ser "benfeitor da humanidade".

No Brasil, as relações públicas, consequentemente a comunicação empresarial surgiram no governo de Juscelino Kubitschek, com as indústrias e agências de propaganda dos EUA. Alguns anos depois, foi criada a primeira agência de Relações Públicas no Brasil, por Rolim Valença, a AAB.

A comunicação empresarial é todo esse processo de ações, estratégias, atividades e produtos desenvolvidos para reforçar e/ou criar a imagem de uma empresa junto ao seu público.

Hoje em dia, com a utilização da internet, ficou ainda mais rápida a circulação de notícias, fator importante na comunicação empresarial, o acesso a imagens de clientes, produtos, marcas e textos referentes à empresa em geral, por exemplo, é facilmente encontrado através de pesquisas na internet.

Relacionados