Tmodelagem

963 palavras 4 páginas
MODELAGEM

Modelagem possui definição em dicionário como sendo
1 Operação de modelar; modelação. 2 Bel-art Operação pela qual o escultor, o estatuário executa em gesso, barro ou qualquer substância maleável a sua obra, para depois ser fundida. 3 Metal Conjunto de processos e meios usados na feitura de modelos. M. de sólido, Inform: em computação gráfica, função que cria objetos tridimensionais com a aparência de sólidos, através de sombreamento (MODELAGEM. In: DICIONÁRIO Michaelis. Disponível em: <www.uol.com.br>. Acesso em: 22 maio 2012).
No ramo da engenharia, este termo se refere ao processo de dar forma a algo, a um projeto. Aqui, adotaremos a palavra projeto em sua forma mais abrangente, não significando apenas a representação gráfica de uma obra a realizar. Projeto passa a designar um empreendimento ou um sistema a ser realizado. Aliás, o projeto quando visto como o desenho de um arquiteto pode ser considerado como um tipo de modelagem, pois, vem a ser a primeira manifestação da forma futura de uma concepção.
E, conforme Thiry-Cherques
Quando pretendemos criar ou recriar um produto, um serviço ou, como no caso de projetos de pesquisa, quando pretendemos dar forma em uma idéia, configuramos ou modelamos um projeto.
Modelagem é a ordenação lógica de projetos, a exposição fundamentada do que pretendemos ver realizado (2004, p. 20, grifo do autor).

Na modelagem, ao se criar um modelo, tem-se a possibilidade de estudar este, com mais domínio do que estudar a obra realizada. E o modelo é uma representação da realidade de algo, antes de se tê-la como concreta, como dito por Rumbaugh et al
Um modelo é uma abstração de alguma coisa, cujo propósito é permitir que se conheça essa coisa antes de se construí-la. Como um modelo omite os detalhes não-essenciais, sua manipulação é mais fácil do que a da entidade original. A abstração é uma fundamental capacidade humana que nos permite lidar com coisas complexas. Engenheiros, artistas e artesãos vêm

Relacionados