tlggomes

589 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O RACIONALISMO E EMPIRISMO

Ribeirão Preto, 2014
O racionalismo é fundamentado nos princípios da investigação da confiança e da revelação, sustentados por uma informação que não vêm da experiência e é elaborado somente pela razão. Os racionalistas consideram que só é verdadeiro o conhecimento que for logicamente necessário e verdadeiro. Em pontos gerais é uma definição de raciocínio lógico, ou seja, várias respostas distintas, mas que no fim chega a um só resultado.
Uma corrente filosófica denominada Racionalista que dominou a Idade moderna, que afirma que o caminho correto para o conhecimento seria o bom uso da razão. Um sistema racional elaborado a partir de premissas válidas traria o conhecimento real, a verdade. De onde surgiu a frase que marcou a época “Penso, logo existo”, produzida por René Descartes.

Já o empirismo é um movimento que acredita nas experiências como principais formadoras de ideias, discordando da noção de ideias inatas. Ou seja, uma caracterização de sabedoria adquirida por várias percepções independentes de seus objetivos e significados já construídos, em pontos gerais a autonomia do sujeito.
A outra corrente filosófica denominada Empirismo, tendo como principal filosofo John Locke, vai na contramão afirmando que o conhecimento advém da experiência que é obtida através dos sentidos. O conhecimento é como uma “tabua rasa” ou como um “papel em branco” sem nada saber. O conhecimento é construído através dos sentidos e só depois é lapidado pela razão. É o famoso ver pra crer. Comprovar. É essa é a metodologia utilizada pela ciência para fundamentar suas pesquisas.
É um embate muito grande, ambas tem suas diferenças, como já exposto acima e sua influência ao longo da história.

Abaixo as principais características do Racionalismo e Empirismo

RACIONALISMO

O racionalismo é uma teoria baseado na RAZÃO.
Aceita a existência das verdades

Relacionados