Tituloteste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1-Teoria de Peirce e Saussure.
Pode-s dizer k kk objecto, som, palavra capaz de representar 1outra coisa constitui 1signo. Hj em dia, tdos nós dependemos do signo pa viverms e interagirmos c/o meio no qual estams inseridos.
Pa o homem, a noção de signo e as suas rel ñ são imp do ponto de vista teórico, mas ele entende-os de maneira prática e precisa.
A utilidade do signo vai além do qimaginams, qd conduzims, p/ex, precisams constante/ de ler e analisar discursos transmitidos plas placas d trânsito, plas luzes do semáforo, plas reacções do veículo ao meio ambiente, etc. O homem ñ vive s/o signo, precisa dle pa entender o mundo em si mm e as pessoas c/as quais mantém rel humanas.
Conforme Peirce o signo é o 1º.
Pode-s dizer q é o signo cm tal, o objecto é a representação do signo e ointerpretante a consciência intérprete do signo, ou seja, o seu significado.
Todo o signo gera1oto signo fruto da mente e é isto q Peirce chama de interpretant. O signo é = às rel do signo em si mm, no seu objecto e no seu intérprete.A 1ªtritomia trata do signo em si mm, a 2ª refere-s às rel q o signo tem c/o seu objecto e a3ª apresente as rel entre o signo e o seu interpretant.
A 1ª tricotomiaé aquela em q o signo funciona c/referência ao meio e está dividida sequencial/ em 3partes chamadas d quali-signo, sin-signo e legi-signo. O quali-signo, refere-s aos aspectos qualitativos do signo. Cda estado material do signo ou cd fenómeno, q nele tem a função d apresentar 1caracter. Qd mudams a dimensão, a cor, o volume d1dado signo, o quali-signo nunca é o mm. Portanto, o signo sofrealterações e passa a ser1
signo novo, ou seja, semelhant ao 1º e ñ ele mm. P/ex: as cores, o preto, na maioria das culturas ocidentais indica luto, assim cm o branco
representa a paz. O sin-signo, está relacionado c/a permanência do signo no espaço e no tempo. Tdo o signo é particular e autónomo, pq goza de leis próprias pa a sua organização e potencial de significado.
Ex: grito espontâneo d1 bébé.
Olegi-signo (lei) é, o signo consoante as normas q o regem. Trata-s da convenção do signo n1 dado tempo e espaço. P/ex: a palavra escrita independente/ do seu significado. Na 2ªtricotomia, pode ser denominado cm ícone, índice ou símbolo. O ícone é, 1signo q se refere ao objecto q denota apenas em virtude dos seus caracteres próprios, caracteres q ele igual/possui, quer 1tal objecto real/existaou ñ. p/ex, nr particular d imagens
correspondentes a figuras entre o signo e o objecto. O índice é, 1signo q s refere ao objecto q denota em virtude d ser real/ afectado p/esse objecto é portanto, 1signo de referência a1dado objecto e/ou objectivo. p/ex: o dedo indicador da mão q é usado pa fazer referência directa a alguém. O símbolo é, 1signo q se refere ao objecto q denota em virtude d1 lei,normal/1associação d ideias gerais q operam no sentido d fazer c/q o símbolo seja interpretado cm referindo-s àquele objecto. p/ex: n1 estrada, o motorista, ao ler1placa d indicação, faz a leitura d1 índice, mas s ao lado tiver 1cruz, faz a leitura d1 símbolo. A cruz está simbólica/relacionada à morte. Lgo, o motorista poderá entender q naquele lugar ocorreu 1morte.
A 3ª diz respeito aointerpretante. 1rema (signo singular) é, 1signo q, pa o seu interpretante, é 1signo de possibilidade qualitativa, ou seja, é entendido cm representando esta e aquela espécie de objecto possível. p/ex: As rosas são vermelhas, o predicado são vermelhas, é1rema, pois trata-s da interpretação q o interprete faz d1 qualidd singular do signo. Proposição ______mortal, é o preenchi/da linha c/o sujeito e,p/fim, o Argumento é 1signo q, pa o seu interpretante é o signo de lei.O argumento é, o juízo verdadeiro q o interpretante faz do signo.
P/ex: Tdos os homens são mortais. Tdos os port são homens. Lgo tdos os port são mortais.


Saussure.
O signo linguístico é formado plo significado, a q corresponde 1conceito e, plo significante, a q corresponde 1imagem acústica ou gráfica do conceito....
tracking img