Tituloteste

3103 palavras 13 páginas
1-Teoria de Peirce e Saussure.
Pode-s dizer k kk objecto, som, palavra capaz de representar 1outra coisa constitui 1signo. Hj em dia, tdos nós dependemos do signo pa viverms e interagirmos c/o meio no qual estams inseridos.
Pa o homem, a noção de signo e as suas rel ñ são imp do ponto de vista teórico, mas ele entende-os de maneira prática e precisa.
A utilidade do signo vai além do q imaginams, qd conduzims, p/ex, precisams constante/ de ler e analisar discursos transmitidos plas placas d trânsito, plas luzes do semáforo, plas reacções do veículo ao meio ambiente, etc. O homem ñ vive s/o signo, precisa dle pa entender o mundo em si mm e as pessoas c/as quais mantém rel humanas.
Conforme Peirce o signo é o 1º.
Pode-s dizer q é o signo cm tal, o objecto é a representação do signo e o interpretante a consciência intérprete do signo, ou seja, o seu significado.
Todo o signo gera1oto signo fruto da mente e é isto q Peirce chama de interpretant. O signo é = às rel do signo em si mm, no seu objecto e no seu intérprete.A 1ªtritomia trata do signo em si mm, a 2ª refere-s às rel q o signo tem c/o seu objecto e a3ª apresente as rel entre o signo e o seu interpretant.
A 1ª tricotomia é aquela em q o signo funciona c/referência ao meio e está dividida sequencial/ em 3partes chamadas d quali-signo, sin-signo e legi-signo. O quali-signo, refere-s aos aspectos qualitativos do signo. Cda estado material do signo ou cd fenómeno, q nele tem a função d apresentar 1caracter. Qd mudams a dimensão, a cor, o volume d1dado signo, o quali-signo nunca é o mm. Portanto, o signo sofre alterações e passa a ser1 signo novo, ou seja, semelhant ao 1º e ñ ele mm. P/ex: as cores, o preto, na maioria das culturas ocidentais indica luto, assim cm o branco representa a paz. O sin-signo, está relacionado c/a permanência do signo no espaço e no tempo. Tdo o signo é particular e autónomo, pq goza de leis próprias pa a sua organização e potencial de significado. Ex: grito espontâneo d1 bébé.

Relacionados