Titulos em jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TITULOS EM JORNALISMO
Organização. Prof. Marconi Oliveira da Silva

1. “Palavra ou frase, geralmente composta em corpo maior do que o utilizado no texto, e situada com destaque no alto de notícia, artigo, seção, quadro etc., para indicar resumidamente o assunto da matéria e chamar a atenção do leitor para o texto.” (DC, 577)

“É o anúncio da notícia, concentrando no fato queprovavelmente mais despertará atenção.” (MG,37)

“Frase tipograficamente composta de letras grandes, que se dispõe acima, abaixo (excepcionalmente) ou ao lado do texto, com a finalidade básica de dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria e despertar o interesse para a leitura.” (DPJ, 312) Obs. Esta definição é de J. Douglas.

“Ao lado da missão de atrair o leitor, interessando-se pela leiturada notícia, o título tem duas outras funções: a informativa e a estética. (PND,77)

“Os títulos tentam mostrar que as notícias sobre as quais foram colocados são melhores que as outras, referentes ao mesmo assunto e que os vários jornais do dia também estão divulgando.” (JG,28)

“O título deve ser uma síntese precisa da informação mais importante do texto. Sempre deve procurar o aspecto maisespecífico do assunto, não o mais geral.” (MFSP,168).

2.ANTETÍTULO – SOBRETÍTULO- “Antetítulo (ou olho) – é formado com tipos menores, antes do título de uma notícia.”(JG,30)

“Olho: pequeno trecho, em corpo tipográfico um pouco maior, colocado sobre o título, apresentado em corpo ainda maior.”(PND,80)

“Título formado com tipos menores, antes do título principal de uma notícia.” (DPJ,38)“Olho: Pequeno título que antecede o título principal, também chamado antetítulo.”(DPJ,225)

“Palavra ou frase em corpo menor do que o utilizado no título e colocada antes (geralmente acima) dele, para introduzi-lo, indicar o assunto ou a pessoa nele focalizada, ou localizar a posição geográfica e temporal.”(DC,41)

“Sobretítulo é o nome que se dá à linha-fina quando está diagramada acimado título e não abaixo, como de hábito. O recurso está em desuso na Folha.” (MFSP,165)

“Chapéu – Palavra ou expressão curta colocada acima de um título. Usada para indicar o assunto de que trata o texto ou os textos que vêm abaixo dela.” (MFSP,130)
“Boné – Nome dado pela Folha a uma vinheta identificadora do assunto ou gênero de determinado texto. O boné é aplicado em espaço aberto no primeiroparágrafo do texto. Não use com chapéu. (MFSP,126)
“Vinheta – Originalmente, pequenos elementos decorativos desenhados por miniaturistas medievais nas margens dos manuscritos [...] A expressão designa hoje a forma gráfica usada para caracterizar um seção na página de jornal ou revista. Também empregada em rádio e Televisão.”(MFSP,169).
“Sutiã – O mesmo que antetítulo, na gíria de jornalistasveteranos. A expressão provém do fato de ser o antetítulo, muitas vezes, sustentado por um fio.” (DC,552).

3.SUBTÍTULO- “Subtítulo”: colocado abaixo do título (PDN,80)

“Titulo secundário colocado imediatamente após o título principal de uma matéria jornalística. É composto, usualmente, em letras grandes, mas sempre de corpo menor que o dos caracteres usados no título. Serve para destacar algumdetalhe que completa o sentido do título e segue, geralmente, as mesmas normas de redação deste.” ( DC,550).

“Título secundário, subordinado a outro e composto em caracteres menores. Foi muito usado pelos jornais até 1960 aproximadamente. Apresenta o inconveniente de não ter muito sentido prático. A Folha de S.Paulo porém, voltou a emprega-los, embora mais discretos e com excelente técnica.”(JG,30).

“Gravata – É a palavra que vem logo abaixo do título de uma arte e que tem a função de explicar o que ela representa. A palavra serve também para designar o fio que separa o título do corpo de uma tabela.” (MFSP,147)
“Linha-Fina – Frase ou período sem ponto final, que aparece abaixo do título e serve para completar seu sentido ou da outras informações. Funciona como subtítulo. Usa...
tracking img