Titulobonito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão da cadeia logística
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
| Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Gestão logística. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo em Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Gestão logística; Gestão da cadeia logística; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somenteuma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1,2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde maio de 2012) | |

| Este artigo contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas esta(s) não são citadas no corpo do artigo, o quecompromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário. | |
A gestão da cadeia logística, (do inglês: Supply Chain Management), também conhecida como gerenciamento da cadeia de suprimentos (Brasil), gestão da cadeia de fornecimento (Portugal), pipelinelogístico ou rede logística, tem, desde o final dos anos 1980, ganho bastante popularidade, apesar de existir confusão sobre o seu significado. Muitas pessoas utilizam esta noção como um substituto ou sinônimo de logística. No entanto, a definição de gestão da cadeia logística é mais abrangente que o conceito de logística.
A gestão da cadeia logística é a integração dos processos do negócio doconsumidor através dos fornecedores de produtos, serviços e informação, com o objectivo de acrescentar valor para o cliente (Lambert et al., 1998, p. 504).
Na cadeia logística padrão, as matérias-primas são procuradas e os bens são produzidos em uma ou mais fábricas, transportadas para armazéns como armazenamento intermédio, e depois transportadas para os retalhistas ou clientes. As estratégias utilizadaspara obter uma cadeia logística eficaz consideram as interacções entre os vários níveis da cadeia logística, de forma a reduzir o custo e melhorar o serviço prestado. A cadeia logística consiste nos fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição, assim como matérias-primas, produtos no processo de fabricação, e produtos finais que circulam entre as fábricas.
Assim agestão da cadeia logística consiste numa série de aproximações utilizadas para integrar eficazmente fornecedores, fabricantes e lojas, para que a mercadoria seja produzida e distribuída nas quantidades ideais, na localização certa e no tempo correcto, com o objectivo de satisfazer o nível de serviço e diminuir os custos ao longo do sistema (Simchi-Levi et al., 2003, p. 1).
A cadeia logística não écomposta apenas de movimentação de produtos físicos entre empresas. Envolve, também, o fluxo de informação e capitais entre as mesmas companhias. A comunicação é um factor chave para a manutenção e gestão da cadeia logística. Os membros da cadeia logística têm de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para melhorar as operações da cadeia, pois são essas medidas que permitem reduzir os custos eaumentar as receitas (Fredendall et al., 2001, p. 4).
Índice * 1 Evolução da gestão da cadeia logística * 1.1 Cadeia logística interna * 2 Participantes na cadeia logística * 2.1 Produtores * 2.2 Distribuidores * 2.3 Retalhistas * 2.4 Clientes * 2.5 Fornecedores de serviços * 3 Integração na cadeia logística * 3.1 Problema com cadeias logísticasfragmentadas * 3.2 Benefícios da integração * 4 Operações da cadeia logística * 4.1 Planejamento * 4.2 Aprovisionamento * 4.3 Fabrica * 4.4 Entrega * 4.4.1 Pipeline logístico * 4.5 Processos * 5 Decisões estratégicas * 5.1 Estratégia logística vs. logística estratégica * 5.2 Auditoria logística * 5.3 Estratégia global * 5.4 Supply chain...
tracking img