Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produto: INTER T 75/Código: 5179 Elaboração: 20/03/2007 N° FISPQ: 131 Versão: 001 Revisão: 002 Data: 24/03/2010

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO DA EMPRESA

Nome do Produto: Código Interno: Categoria: Aplicação: Fabricante:

INTER T 75 5179 SOLVENTE Removedor de manchas de óleo e tinta na indústria têxtil. INTERQUIM INDÚSTRIA QUÍMICA LTDA. Rua Euclides da Cunha Ribas, 855 – Pinhais – Paraná –83326-170

Telefone: Fax: Telefone para emergência: Web:

(41) 3668-2836 (41) 3668-5717 0800410148 www.interquim.ind.br

2. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÃO SOBRE OS INGREDIENTES

PREPARADO Natureza Química: Mistura de hidrocarbonetos halogenados. Ingredientes que contribuem para o perigo: Nome Químico Diclorometano N° CAS 75-09-2 Concentração % (v/v) 95 – 99

3. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

•Perigos mais Importantes: Apresenta em sua composição, hidrocarbonetos halogenados considerados nocivos à saúde.



Efeitos Adversos à Saúde: Pode causar sensibilização por inalação e em contato com a pele, após períodos prolongados e freqüentes. Se inalado pode causar sonolência e narcose em altas concentrações de vapores. Pode ocorrer pneumonite química na aspiração do líquido.

•Perigos Específicos: Apresenta em sua composição, hidrocarbonetos halogenados considerados nocivos à saúde.



Principais Sintomas: Dor de cabeça, enjôo, tontura, sonolência.

INTER T 75

Nº FISPQ: 131

Revisado por

CRQIX: 09400210

1/5

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Contato com os olhos: Lavar imediatamente com água em abundância; Contato prolongado com a pele: Lave comágua em abundância, seque a pela e troque as vestes contaminadas. Ingestão acidental: Não provoque vômito e consulte imediatamente o Centro de Intoxicação ou Serviço de Saúde mais próximo. Inalação: Remover a vítima para local arejado e se persistirem os sintomas, procure um médico.

CEATOX: 0800410148

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios adequados para extinção: CO2, areia, pó químico eágua. Por razões de segurança, meios não recomendados para extinção: Água, jato de água. Equipamento especial de proteção: Utilizar aparelho respiratório autônomo.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO E VAZAMENTO

Precauções Pessoais........................... Faça uso de Equipamentos de Segurança (EPI´s: luvas, óculos, avental e botas), ao manusear qualquer produto químico.

Precauçõesambientais........................ Procure estancar o vazamento e/ou derramamento evitando que o produto entre em contato com o solo natural, rios e lagos. Ocorrendo poluição de curso de água, notifique as autoridades competentes da região.

Medidas de limpeza.............................. Absorver com substâncias adequadas (areia, diatomites, absorventes quimicamente inertes). Assegurar umaventilação adequada. Não limpar com água ou com produtos de limpeza aquosos. O descarte, somente, deverá ocorrer em local autorizado para recolhimento de resíduos industriais.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio............................................... Fazer uso de EPI´s ao manusear o produto. Verificar o fechamento e condições da embalagem antes de armazenar ou transportar.Armazenamento.................................... Conservar o produto em local fresco, seco e ao abrigo da luz solar. Armazenar o produto em local adequado longe dos alimentos e fora do alcance das crianças e animais domésticos.

INTER T 75

Nº FISPQ: 131

Revisado por

CRQIX: 09400210

2/5

8. CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

• • •

Fazer uso de EPI´s adequados ao manusearo produto; Adotar medidas de higiene, procedimentos de segurança e emergência no caso de exposições continuas; Roupas contaminadas devem ser troadas e lavadas antes de sua reutilização.

9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS

Aspecto: Líquido cristalino Odor: Característico pH: N.A. Densidade g/cm³: 1,300 – 1,330 Solubilidade: Em água < 19,6 g/l. Solúvel na maioria dos solventes orgânicos...
tracking img