Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
C.E Prof. Barjonas Lobão








QUÍMICA

POLÍMEROS DE ADIÇÃO













SÃO LUIS- MA
2012








SÃO LUIS- MA
2012
SUMÁRIO


1. Polímeros de adição
1.1. Polímeros vinílicos
1.1.1. Polietileno
1.1.2. Polipropileno:
1.1.3. Poliisobuteno _________________________________________01
1.1.4. Poliestireno
1.1.5. Cloreto de Polivinila (PVC)
1.1.6.Acetato de Polivinila (PVA)______________________________02
1.1.7. Politetrafluoretileno ou Teflon
2.2 Polímeros Acrílicos
2.2.1 Polimetacrilato
2.2.2 Poliacrilonitrila____________________________________03

3.3 Polímeros diênicos
3.3.1 Polibutadieno ou Buna
3.3.2 Poliisopreno
3.3.3 Poliisopreno
3.3.4 Policloropreno ou Neopreno_____________________________04

2.Conclusão______________________________________________________05
3. Referencias bibliográfica _________________________________________06









INTRODUÇÃO

Polímeros são macromoléculas formadas pela junção de moléculas menores, chamados monômeros. A união de monômeros cria um polímero.
O século XX é conhecido como o século do plástico, ou século do polímero. Foi a partir deste período, principalmente nametade do século XX, que a grande maioria dos plásticos industriais surgiram.
Esses plásticos podem ser obtidos por dois tipos básicos de reações: reação de adição e reação de condensação.
Neste trabalho iremos falar sobre a REAÇÃO DE ADIÇÃO.



















POLÍMEROS DE ADIÇÃO

1. A reação de adição ocorre quando os monômeros são adicionados uns aos outros formandouma macromolécula.
Para que ocorra uma reação química de reação de adição, a condição básica é que exista ligação dupla entre átomos de carbono.
Os principais polímeros de adição são:
1.1 POLÍMEROS VINÍLICOS
Quando o monômero inicial tem o esqueleto C=C, que lembra o radical vinila.
1.1.1.Polietileno: É obtido a partir do etileno (eteno). Possui alta resistência à umidade e ao ataque químico,mas tem baixa resistência mecânica. O polietileno é um dos polímeros mais usados pela indústria, sendo muito empregados na fabricação de folhas (toalhas, cortinas, envólucros, embalagens etc), recipientes (sacos, garrafas, baldes etc), canos plásticos, brinquedos infantis, no isolamento de fios elétricos etc.

1.1.2. Polipropileno: É obtido a partir do propileno (propeno), sendo mais duro eresistente ao calor, quando comparado com o polietileno. É muito usado na fabricação de artigos moldados e fibras.

1.1.3. Poliisobuteno: É obtido a partir do isobuteno (isobutileno). Constitui um tipo de borracha sintética denominada borracha butílica, muito usada na fabricação de "câmaras de ar" para pneus.

01

1.1.4 Poliestireno: É obtido a partir do estireno (vinil-benzeno). Essepolímero também se presta muito bem à fabricação de artigos moldados como pratos, copos, xícaras etc. É bastante transparente, bom isolante elétrico e resistente a ataques químicos, embora amoleça pela ação de hidrocarbonetos. Com a injeção de gases no sistema, a quente, durante a produção do polímero, ele se expande e dá origem ao isopor.

1.1.5 Cloreto de Polivinila (PVC): É obtido a partir docloreto de vinila. O PVC é duro e tem boa resistência térmica e elétrica. Com ele são fabricadas caixas, telhas etc. Com plastificantes, o PVC torna-se mais mole, prestando-se então para a fabricação de tubos flexíveis, luvas, sapatos, "couro-plástico" (usado no revestimento de estofados, automóveis etc), fitas de vedação etc.

1.1.6 Acetato de Polivinila (PVA): É obtido a partir do acetato devinila. É muito usado na produção de tintas à base de água (tintas vinílicas), de adesivos e de gomas de mascar.

02
1.1.7 Politetrafluoretileno ou Teflon: É obtido a partir do tetrafluoretileno. É o plástico que melhor resiste ao calor e à corrosão por agentes químicos; por isso, apesar de ser caro, ele é muito utilizado em encanamentos, válvulas, registros, panelas domésticas, próteses,...
tracking img