Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS PRIMEIRAS MEDIDAS DAS DIMENSÕES DO SISTEMA SOLAR

O que levou Aristarco de Samos (310 AC  ?), e dois mil anos depois Copérnico, Kepler e Galileu, a colocarem o Sol no centro do universo aoinvés da Terra? ELES TINHAM RAZÕES METAFÍSICAS PARA COLOCAREM O SOL NO CENTRO POIS ERAM PITAGÓRICOS E/OU PLATÔNICOS. CONSIDERAVAM O SOL COMO O ASTRO MAIS IMPORTANTE. COMO ELE É O ASTRO MAIS IMPORTANTE,DEVE SER O CENTRO. OU SEJA, UMA CONCEPÇÃO METAFÍSICA É O PONTO DE PARTIDA PARA O HELIOCENTRISMO. NO MEIO DE TODOS OS ASSENTOS, O SOL ESTÁ NO TRONO. NESTE BELÍSSIMO TEMPLO PODERÍAMOS NÓS COLOCAR ESTALUMINÁRIA NOUTRA POSIÇÃO MELHOR DE ONDE ELA ILUMINASSE TUDO AO MESMO TEMPO? CHAMARAM-LHE CORRETAMENTE A LÂMPADA, O MENTE, O GOVERNADOR DO UNIVERSO; HERMES TRIMEGISTO CHAMAVA-LHE O DEUS VISÍVEL, A ELECTRADE SÓFOCLES CHAMAVA-LHE O QUÊ TUDO VÊ. ASSIM, O SOL SENTA-SE COMO NUM TRONO REAL GOVERNANDO OS SEUS FILHOS, OS PLANETAS QUE GIRAM À VOLTA. COPÉRNICO (1473  1543)

AS HIPÓTESES DE ARISTARCO
1 ALua recebe a sua luz do Sol. 2  A Terra está no centro da órbita circular da Lua. 3  Quando a Lua está em Quarto Crescente ou Minguante, o círculo que divide a Lua na sua parte brilhante e escura éparalelo ao raio TerraLua. 4  Quando a Lua está em Quarto Crescente ou Quarto Minguante, o ângulo LuaSolTerra é 3 graus. 5  O diâmetro angular da Lua e o do Sol em relação à Terra é meio grau. 6 O diâmetro do cone de sombra da Terra é duas vezes o diâmetro da Lua.

Prof. Fernando Lang da Silveira lang@if.ufrgs.br

1

sen3 o  

d Terra Lua d Terra Sol

dTerra Lua  dTerra Sol. sen3 o  

1 . d Terra Sol 19

O ângulo que Aristarco afirmou ser 3o, atualmente é estimado em aproximadamente o 0,15o ( sen0,15   1380 ) Desta forma a distância média TerraSol éaproximadamente 380 vezes maior do que a distância média TerraLua.

t CM  t MC 2θ  t CM  t MC 360o
t CM  t MC 180 o t CM  t MC

Prof. Fernando Lang da Silveira lang@if.ufrgs.br

θ

2...
tracking img