Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A integração humana com o meio ambiente
| 1/4

Desafio 6
Após a indústria Leite Bão ser autuada pelas irregularidades ambientais, um funcionário da indústria foi designado para programar ações de conscientização e prática da educação ambiental, tanto para os funcionários da empresa, como também, para a população local.
O seu desafio é conhecer as ações e práticas da educação ambiental esaber como essas ações podem integrar o ser humano com o Meio Ambiente.
A integração humana com o meio ambiente
| 2/4
Mudança de comportamento

A educação ambiental é uma educação transformadora, uma educação voltada para as mudanças de atitudes e comportamentos. Os problemas ambientais atuais são frutos das nossas ações e, para que esse cenário se modifique, é necessário ter consciênciadessa problemática e mudar de atitude para que a nossa realidade se transforme.
Você é parte integrante dessa mudança!
A integração humana com o meio ambiente
| 3/4
Fases da Educação Ambiental

O desenvolvimento da Educação Ambiental no planeta surgiu com os principais eventos e iniciativas relacionados com a proteção ambiental. Veja como isso aconteceu:
* Nos anos 60, o livro “PrimaveraSilenciosa” da jornalista Rachel Carson provocou um forte impacto sobre a consciência ecológica em diversos países.  A autora realizou uma pesquisa de abrangência mundial sobre os usos e abusos dos agrotóxicos e seus efeitos sobre o meio ambiente. Suas denúncias resultaram em mobilização de organizações não governamentais e pressão sobre as autoridades constituídas.
* A Conferência de Estocolmo:Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente aconteceu em junho de 1972, em Estocolmo, Suécia. Esta conferência é considerada um grande marco na história por ter chamado a atenção do mundo para a gravidade da situação ambiental. Um dos resultados da Conferência de Estocolmo foi a criação, em 1972, pela ONU, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA (UNEP- United NationsEnvironmental Program).
* Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio: Esta Convenção, realizada em março de 1985, teve como objetivo discutir os mecanismos necessários para proteger a saúde humana e o meio ambiente contra os efeitos adversos, resultantes das modificações da camada de ozônio, estabelecendo medidas e desenvolvendo protocolos com este propósito. Como resultado destaConvenção, foi estabelecido o Protocolo de Montreal, de abrangência internacional, lançado em 1987, o qual estabelece diretrizes para controlar as emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio tais como aquelas que contêm CFCs - Cloro Flúor Carbonos nas suas composições. Diversos países se comprometeram com o que foi estabelecido neste Protocolo, inclusive o Brasil.
* Conferência Rio-92ou ECO-92: Conhecida também com Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento ou a Cúpula da Terra, foi realizada em junho de 1992. Na oportunidade estiveram presentes delegações nacionais de 175 países. A Conferência foi audaciosa ao permitir uma grande participação de organizações não-governamentais (ONGs), que passaram a desempenhar um papel fiscalizador e pressionar osgovernos para o cumprimento dos compromissos firmados neste evento. Para saber mais sobre a Conferência Rio-92, acesse este link.
* A Instituição da Política Nacional de Educação Ambiental: Em 27/04/99, o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
O projeto de lei, de autoria do ex-deputado Fábio Feldman,tramitou no Congresso Nacional por seis anos. No processo de elaboração da lei, foram consultadas mais de trezentas entidades de todo o país, entre universidades, secretarias estaduais de meio ambiente e organizações ambientalistas.
Reflexão
A lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental define os princípios básicos da educação ambiental como o enfoque humanista, democrático e...
tracking img