Titulo de divida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O foco deste trabalho é o de apresentar de forma simples e objetiva a opção de investimento conhecida por título de dívida.

Será explicado os atributos básicos de investimento em títulos de dívida e seu uso como instrumento de investimento. Será descrito os aspectos essenciais de um título de dívida, a relação entre preços de títulos de dívida e rendimentos, bem como explicar oporquê de alguns títulos serem mais voláteis que outros.

No fim do trabalho estarão listados os principais títulos de dívida negociados no país algumas de suas características.



























1- Por que investir em títulos de dívida?

1.1 – Título de dívida

Ao contrário das ações, títulos de dívida são obrigações – são papéis negociáveiscujos portadores estão emprestando dinheiro à emitente. Tecnicamente, os títulos de dívida negociáveis podem ser descritos como obrigações negociáveis a longo prazo, negociadas publicamente. São referidos como títulos de renda fixa porque as obrigações de saldar a dívida das emitentes são fixadas, a organização emitente concorda em pagar um montante fixo de juros periodicamente e em restituir omontante fixo do principal no vencimento. Os títulos de dívida fornecem ao investidor dois tipos de renda: a renda corrente e o ganho de capital.

1) renda corrente: equivale aos juros recebidos ao longo da vida da emissão;

2) ganho de capital: são gerados sempre que as taxas de juros de mercado caem;

Os Títulos de dívida podem ser considerados uma forma de investimento versátil, podendoser usados conservadoramente por aqueles que buscam renda corrente alta, ou agressivamente, por aqueles que vão atrás de ganhos de capital. Devido à alta qualidade geral de muitas emissões de títulos de dívida, eles podem ser usados para a preservação e o acúmulo de capital a longo prazo, não só os investidores têm um alto grau de segurança de que terão o dinheiro de volta no vencimento, como ofluxo de renda de juros é altamente confiável.

1. - Desempenho dos títulos de dívida

O mercado de títulos é dirigido pelas taxas de juros, o comportamento das taxas de juros é a força mais importante no mercado de títulos. As taxas de juros determinam não só a quantidade de renda corrente que os investidores receberão, mas também a quantidade de ganhos de capital (ou perdas) queincorrerão.

Uma regra básica de negociação no mercado de títulos de dívida é que as taxas de juros e os preços de títulos de dívida movem-se em direção opostas. Quando as taxas sobem os preços dos títulos caem, quando as taxas de juros sobem caem os preços dos títulos sobem. Assim, pode-se dizer que o mercado de títulos de dívida está baixista quando as taxas estão altas ou subindo, e altistaquando as taxas estão baixas ou em queda.

1.1.2 - Títulos de dívida versus ações

Embora os títulos de dívida tenham seus pontos positivos (baixo risco, altos níveis de renda corrente e propriedades de diversificação desejáveis), eles também têm uma desvantagem significativa: seus retornos comparativos. Em relação às ações, os títulos de dívidas não apresentam retornos a longo prazomuitos bons. Como regra geral, adicionar títulos de dívida em uma carteira de investimentos contribui muito mais para abaixar o risco que o retorno, um dos seus aspectos chave é a estabilidade que acrescenta a uma carteira.

1.1.3 - Exposição ao risco

Como qualquer outro investimento, os títulos de renda fixa devem ser vistos em termos de seu risco e retorno. Em termos gerais os títulos dedívida são expostos a cinco importantes tipos de risco: risco da taxa de juros, risco do poder de compra, risco financeiro/de negócio, risco de liquidez e risco de resgate antecipado.

• Risco da taxa de juros: é a primeira fonte de risco para investidores em renda fixa, porque é a principal causa de volatilidade do preço no mercado de títulos privados. Quando as taxas de juros do mercado sobem,...
tracking img