titulação de aminoácidos (IFPR)

882 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO:
Aminoácidos são moléculas orgânicas compostas principalmente por átomos de Carbono(C) Nitrogênio(N) Hidrogênio(H), Oxigênio (O) e em alguns casos Enxofre(S). Esses elementos se ligam formando a molécula com a seguinte forma:

Na molécula de aminoácido temos um grupo amina (H2N), um grupo carboxílico (COOH), uma molécula de Hidrogênio(H), esses ligados a um carbono central, chamado de carbono alfa, no mesmo carbono também se liga um radical chamado genericamente de R, dependendo de cada radical é que diferenciam-se os 20 aminoácidos, podendo variar desde um átomo de Hidrogênio até um grupo bem mais complexo.
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
Os aminoácidos são divididos de duas maneiras:
Aminoácidos naturais: também chamados de aminoácidos não essências são aqueles que são produzidos pelo próprio organismo. Os animais, dos 20 aminoácidos produzem apenas 12, já os vegetais são capazes de produzir os 20 aminoácidos.
Aminoácidos essenciais: são os aminoácidos que os animais não conseguem produzir, mas são essências na produção de proteínas por isso devem ser retirados de vegetais. Tabela1. Nomes dos aminoácidos naturais e essenciais:
Naturais
Essenciais
Glicina
Histidina
Fenilalanina
Alanina
Asparagina
Valina
Serina
Glutamina
Triptofano
Cisteína
Prolina
Treonina
Tirosina

Lisina
Ácido Aspártico

Leucina
Ácido Glutâmico

Isoleucina
Arginina

Metionina

2. METODOLOGIA: Primeiro foram pesadas 2,25g de hidróxido de sódio 0,1 normal diluiu-se e completado o erlenmeyer com o volume de 500 ml de água destilada, feito isso o phâmetro foi calibrado, pesado 10 gramas de extrato de banana colocou-se em um becker e completado o volume com 40 ml de água destilada, depois foi medido com o auxilio de uma pera

Relacionados