Titrimetria de precipitação: determinação de cloretos em soro fisiológico pelo método de mohr

1175 palavras 5 páginas
I. INTRODUÇÃO
Este tipo de volumetria baseia-se na medição do volume do reagente, de concentração conhecida, necessário para precipitar completamente o componente que se deseja determinar. As reações devem obedecer às seguintes condições: o precipitado formado deve ser praticamente insolúvel; a formação do precipitado dever ser suficientemente rápida para que não se verifique o fenômeno da sobre saturação; o ponto de equivalência da reação deve ser facilmente detectável; e não se resista a ocorrência de formação de depósitos de substâncias geralmente solúveis conjuntamente com o precipitado, devido a fenômenos de adsorção. Um das principais aplicações da titulometria de precipitação é na analise da água.
A pratica teve como objetivo determinar a concentração de cloreto do soro fisiológico, através do método de MOHR: titulometria de precipitação.

I. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
A titulometria de precipitação é uma das mais antigas técnicas analíticas, sendo conhecida desde os meados de 1800. É uma técnica baseada em reações que produzem compostos iônicos de solubilidade limitada. Porém, apresentam uma baixa velocidade de formação da maioria dos precipitados, por essa razão, são poucos agentes precipitantes que podem ser usados em titulometria (LIMA, 2010).
A Titulometria de precipitação é realizada em reações que dependem da combinação de íons para formar um precipitado simples. Neste processo não há alteração do estado de oxidação. Esse tipo de análise tem como resíduo sais de pratas pouco solúveis e grande quantidade de cromato de potássio (K2CrO4). Nos processos mais importantes é utilizado o nitrato de prata (AgNO3) como reagente precipitante, por isso muitos ensaios são classificado como métodos argentométrico, em referência ao elemento prata, do latim argentum (FEREIR, 2010).
Para se determinar o ponto final das reações de precipitação dispõe-se de uma grande quantidade de métodos, tais como: Volhard, Fajans e Mohr. Este último consiste na titulação de

Relacionados

  • Titulação
    7947 palavras | 32 páginas
  • Quimica Geral
    17118 palavras | 69 páginas
  • Adolf lutz completoo
    233958 palavras | 936 páginas