Titanio e suas ligas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Titânio e suas ligas tem sido usado amplamente devido as suas características peculiares, como alta resistência a corrosão e elevada biocompatibilidade. Em razão destes motivos tem sido usado amplamente nas industrias farmacêutica, alimentícia, galvanoplastia, química e derivados, papel e celulose,siderúrgicas, aeronáuticas, espaciais, biomedicina, mineração, petróleo epetroquímicas,e inúmeras outras , pois a cada dia se desenvolvem novas aplicações.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

A presença de Titânio (Ti) na maioria dos minerais da crosta terrestre passou despercebida durante séculos, em razão da semelhança de suas propriedades com a do silício (Si), porém por volta de 1791 o pastor e mineralogista William Gregor ao examinar a areia preta observou que quando elas eramatacadas com ácido sulfúrico, apresentavam uma substancia avermelhada, tal substancia ainda não era o Titânio, mas Ilmenita (FeOTiO2) que junto do H2SO4 forma o sulfato ferroso (marrom avermelhado). Em 1825 Jons Jacob Berzelius achava que havia isolado o titânio , mas verificou se que ainda não era material puro, 1887 os suecos Sven Otto Petterson e Lars Fredrick Nilson também só obtiveram o materialimpuro. E em 1910 Matthew A. Hunter obteve com 99% de teor pureza através de redução de cloreto de sódio com o composto TiCl4 em um recipiente de aço sob pressão. Por volta de 1937, Guilherme Kroll junto com a Siemens e Helska desenvolveram um processo para obtenção consistente de composto de titânio através da redução de tetracloreto de titânio com pó de magnésio, em uma atmosfera de argônio, afim de se evitar a oxidação. As reações do método Kroll são as seguintes:
1.O tetracloreto é obtido pela ação do cloro e do carbono sobre a ilmenita:
2TiFeO3 + 7Cl2 + 6C → 2TiCl4 + 2FeCl3 + 6CO
2. Após é feita a destilação do tricloreto de ferro e posteriormente a redução do TiCl4, através do magnésio:
TiCl4 + 2Mg → 2MgCl2 + Ti
Este é o primeiro processo que permitiu a produção em grandesquantidades de titânio puro, e utilizado até hoje. Mas ao todo existem atualmente seis tipos de processos disponíveis: ‘Kroll’, ‘Hunter’, redução eletrolítica, redução gasosa, redução com plasma e redução metalotérmica.
O Titânio é um elemento metálico bem conhecido por sua boa performance em relação a resistência à corrosão, sendo quase tão resistente quanto a platina, também possui granderesistência mecânica, além de baixa condutividade térmica e elétrica, ser leve, forte e de fácil fabricação. Tem baixa densidade em relação ao aço, algo em torno de 40%, porém é mais pesado que o alumínio em 60%, sendo duas vezes mais resistente que ele. E quando puro é bem dúctil e fácil de trabalhar , tem o ponto de fusão alto sendo bem útil como um metal refratário. Portanto tais característicasfazem com que o titânio seja muito resistente contra os tipos usuais de fadiga.
O Titânio é o nono elemento em abundância no planeta terra. Existem diversos minerais que possuem Titânio, no entanto apenas uma pequena parcela dos mesmos ocorrem no planeta terra, em volumes e concentrações consideráveis economicamente. Destes minerais os que se apresentam como principais fontes comerciais detitânio são: ilmenita (TiO2.FeO) , rutilo (TiO2), o anatásio (TiO2) e o leucoxênio.
A ilmenita, do qual é obtida a maior parte do titânio, é um mineral de magnetismo fraco abundante na litosfera, dando formação a inúmeros depósitos econômicos espalhados por diversos países se caracterizando por um minério preto,quando fresco e inalterado, composto de óxidos de ferro e titâno (FeTiO3) comcomposição teórica de Fe (36,8%), Ti (31,6%) e O (31,6%),apresentando cristalização hexagonal,romboédrica.
O rutilo é um mineral composto de dióxido de titânio, TiO2. Possui uma fratura subconcoidal, é frágil, com dureza considerável, densidade relativa, brilho adamantino a metálico, apresentando cor marrom ou vermelho e em algumas casos, amarelo, azul ou violeta. É transparente a opaco. Apresenta...
tracking img