Tiristores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho – Eletrônica de Potência
TIRISTORES

Introdução

Os tiristores são uma família de quatro dispositivos da camada de semicondutores (pnpn), usado para grandes quantidades de controle de corrente por circuitos eletrônicos de baixo consumo de energia.
A palavra tiristor, vem do Grego, significa porta. O nome é um reflexo da função que realiza este componente: uma porta quepermite ou impede a passagem de corrente através dele. Como os transistores podem operar em qualquer lugar entre corte e saturação, tiristores vez apenas alternar entre dois estados: corte e condução, por isso podemos dizer que são dispositivos de comutação.

Funcionamento

O nome Tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo emcomum uma estrutura de no mínimo quatro camadas semicondutoras numa seqüência P-N-P-N (três junções semicondutoras), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle, o chaveamento do estado de bloqueio para estado de condução, sendo que alguns tiristores (mas não todos) permitem também o chaveamento do estado de condução paraestado de bloqueio, também pelo terminal de controle.


Tipos de tiristores e suas especificações


Dentro da família dos tiristores, existem tipos mais significativos: Shockley diodo, SCR (retificador controlado de silício), GCS (Gate Interruptor Controlado), a SCS (Silicon Chave Controlada), MCT. Diac e Triac.

SCS – chave Controladora de Silício

Também conhecido comoTiristor tetrodo, possui gatinho tanto para o anodo quanto para o catodo e é usado para chaveamento, a presença de dois terminais de gatilho faz com que ele tenha uma maior precisão e controle (descrito por Kuphaldt, 2000), particulamente sobre o modo defalha chamado “comutação forcada” perminrino que o mesmo seja desligado por uma força externa sem necessidade de interrupção na corrente demanutenção.

GTO – tiristor de desligamento pelo gatilho

Sigla para “Gate Turn-Off”, o GTO trata-se de um tiristor com maior poder de definição para desligamento, pois não somente permite o fechamento da corrente através de pulso de tensão no gatilho ,mas também permite o desligamento no caso de inversão de direção de corrente também no gatilho, o que remete a três estados

● Sem tensão nogatinho – permanece o estado atual, seja aberto, seja fechado
● Tensão positiva no gatilho – inicia ou mantém a corrente entre o Anodo e o Catodo
● Tensão negativa no gatilho – o gatinho assume a passagem de corrente e interrompe sua passagem entre o Anodo e o Catodo

DIAC – Diodo para corrente alternada

Também conhecido como “Diodo de gatilho simétrico” Ou “SIDAC”, possuicaracterísticas diferentes doas demais tiristores, pois além de não possuir terminal de gatilho, permite corrente bi- direcional, portanto não é adequado classificar seus terminais como anodo ou catodo
O DIAC (descrito por Sze e Ng 2007) assemelha-se a um diodo Zener que permite a passagem de corrente após a tensão exceder o máximo de camada de ruptura, mas ainda assim é diferente por permitir apassagem de corrente em ambas as direções, após iniciar a corrente com a tensão característica de dispositivo, sua resistência cai e sua condução mantém-se de forma semelhante á de circuito fechado.

TRIAC – Triodo de corrente alternada

Também chamado de “Tiristor triodo Bi-direcional” (descrito por Sze e Ng 2007), este dispositivo equivale a dois SCR conectados inversamente paralelos e seusgatilhos ligados por um só terminal.
Um TRIAC pode ser disparado tanto por uma corrente positiva quanto negativa aplicada em sua porta
Ele continua a conduzir até que acorrente elétrica caia abaixo do valor de corte. Uma grande vantagem dele, é no controle de corrente alternada, que proporciona acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de miliampere....
tracking img