TireoideTrab

1520 palavras 7 páginas
MEDICINA NUCLEAR
ALUNOS

PROFESSORA : JOELMA FERNANDES

ADRYNE DE S. VIEIRA
DORALICE PERUGGIA
DÉBORA REIS
LUCAS RIBEIRO JOBIM
MAGNÓLIA VARGAS
MONIQUE TORRES

 Utilidade da Tomografia de Emissão de Pósitrons com FluoroDeoxiglicose (FDG-PET) na
Avaliação do Câncer de
Tireóide

GLÂNDULA TIREÓIDE
• A palavra tireoide é de origem grega. É uma união dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de). O nome veio do fato da glândula ter uma forma semelhante à de um escudo. • É uma glândula endócrina, possui formato de borboleta , de tom vermelhoacastanhado, é uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto) e é altamente vascularizada.
•Localizada na região ântero-inferior do pescoço, ântero-lateralmente à traquéia e logo abaixo da laringe, no nível entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica.
• Possui dois lobos (direito e esquerdo) que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo
Cada lobo possui aproximadamente 5cm de comprimento. • A glândula está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo e contém dois tipos de células: as células foliculares, localizadas nos folículos tereoidianos, e as células parafoliculares, localizadas entre os folículos.



Hormônios

São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. São transportados pelo sangue e atuam em áreas especificas do organismo Os hormônios são governados por atividades cerebrais e regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas e regulam o metabolismo. O termo "hormônio" tem origem grega e significa "pôr em movimento“
•As células foliculares secretam e armazenam dois hormônios tireoideanos: T3 (Triiodotironina) e T4
(Tetraiodotironina)
Triiodotironina (T3) provavelmente o estimulador principal do ritmo metabólico da célula, com ação muito poderosa e imediata.
- Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina) é poderosa, porém

Relacionados