Tireoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIREOIDE

A tireoide está posicionada na parte baixa do pescoço, abraçando a traqueia. Possui dois lobos grandes unidos por uma parte central chamada istmo. Posteriormente à glândula tireoide eaderidas a esta, estão localizadas as glândulas paratireoides. Normalmente são em número de quatro e devem ser cuidadosamente localizadas e preservadas junto com sua vascularização nas cirurgias sobre atireoide. Junto à porção posterior de ambos os lobos da tireoide passam ainda os nervos laríngeos inferiores, também conhecido como nervos recorrentes. Estes nervos realizam a inervação motora daspregas vocais, sendo que lesão nestas estruturas leva à rouquidão transitória ou definitiva.
FUNÇÃO

A função da tireoide é produzir, armazenar e liberar hormônios tireoidianos na circulaçãosanguínea. Os hormônios tireoidianos principais são os triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). A função destes hormônios é controlar o metabolismo e a homeostase do corpo.
* A falta destes hormônios se chamahipotireoidismo e seus sintomas são:
Cansaço, depressão, atividade cerebral lenta, falta de iniciativa, pele seca e fria, prisão de ventre, diminuição da frequência cardíaca, inchaço duro,diminuição do apetite, sonolência, reflexos mais vagarosos, intolerância ao frio, diminuição de libido, alterações menstruais.
* O excesso de hormônios da tireoide se chama hipertireoidismo e seussintomas são:
Insônia, Nervosismo e irritação, Aumento da frequência cardíaca, Intolerância ao calor, Sudorese abundante, Taquicardia (coração acelerado), Perda de peso resultante da queima demúsculos e proteínas, Tremores, Olhos saltados, Bócio.
A tireoide é controlada pela hipófise que por sua vez é controlada pelo hipotálamo. Se o hipotálamo e a hipófise detectam baixa circulação de hormôniostireóideos, a hipófise produz TSH que é o hormônio que estimula a tireoide a produzir mais T3 e T4.
Portanto, para diagnosticar hipotireoidismo ou hipertireoidismo deve ser realizada uma dosagem...
tracking img