Tireoide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tireóide

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireóide também produz ohormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireóide muito ativa) e hipotireoidismo (tireóide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireóide.
A principal função da glândula tiróide é a produção e armazenamento de hormônios tireoideanos, T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). A produção destes hormônios é feita apósestimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH no receptor da membrana do TSH, existente em cada célula folicular. As células intersticiais produzem calcitonina, um hormônio que leva à diminuição da concentração de cálcio no sangue. ( BERNE et al, 2004)
A tiróide é a única glândula endócrina que armazena o seu produto de excreção. As células foliculares sintetizam a partir deaminoácidos e Iodo a proteína de alto peso molecular, a tiroglobulina que secretam dentro dos folículos numa solução aquosa viscosa, o colóide. De acordo com as necessidades (e níveis de TSH), as células foliculares captam por pinocitose líquido colóide. A tiroglobulina aí presente é digerida nos lisossomos, e transformada em t3 e t4 que são libertadas no exterior do folículo para a corrente sanguínea.A atividade das células foliculares é dependente dos níveis sanguíneos de TSH. A TSH determina a taxa de secreção de t3 e t4 e estimula o crescimento e divisão das células foliculares. Esta é secretada na glândula pituitária ou hipófise. A secreção de TSH depende de muitos fatores, um dos quais é o feedback negativo pelos hormônios tireoideanos (grandes quantidades de T3 ou T4 são sentidas pelahipófise a secreção de TSH é diminuída, e vice-versa).
Os hormônios tireoideanos T3 e T4 (a T3 é mais potente e grande parte da T4 é convertida em T3 nos tecidos periféricos) estimulam o metabolismo celular através de estimulação das mitocôndrias. Efeitos sistêmicos importantes são maior força de contração cardíaca, maior atenção e ansiedade e outro devido maior velocidade do metabolismodos tecidos. A sua carência traduz-se em déficit mental e outros distúrbios.

Supra-Renal

As supra-renais também conhecidas como adrenais são duas glândulas que se localizam em cima dos rins.
As adrenais exercem importantes funções no organismo através dos seus hormônios:
-Cortisol: É o chamado hormônio do estresse. Uma de suas principais ações é garantir glicose para as células,seja antagonizando a insulina ou estimulando a transformação de gorduras e proteínas em glicose.Também age modulando nosso sistema imune (sistema de defesa contra infecções). É o hormônio que prepara nosso corpo para lugar contra o estresse.
- Androgênios e estrogênios: São respectivamente os hormônios masculino e feminino.
-Aldosterona: Age no rim controlando os níveis de sódio e potássiona urina e no sangue. É um dos principais hormônios no controlo da pressão arterial.
-Adrenalina: é mais um hormônios do estresse. É chamado hormônio da fuga ou luta. Quando liberado provoca aumento da freqüência cardíaca, pressão arterial, do aporte do sangue para os músculos, aumenta a glicose disponível para as células e dilata pupilas. Se o cortisol prepara o corpo para agüentar oestresse, a adrenalina promove os meios para atacar ou fugir do mesmo.

Paratireóide

As glândulas paratireóides, são quatro pequenas glândulas endócrinas, que medem cerca de 3 x 6 mm, com peso total de, aproximadamente, 0,4 gramas. Possuem uma coloração amarelada e localizam-se mais comumente na face posterior da tireóide, nos pólos superiores e inferiores da glândula, geralmente na cápsula...
tracking img