Tiradentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tiradentes: o homem que sonhou com a liberdade

Há 315 anos morreu Tiradentes. Ele foi enforcado aos 46 anos de idade em 21 de abril de 1792 no Largo da Lampadosa (foto), onde é hoje aPraçaTiradentes, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Seu corpo foi esquartejado (cortado), sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica (MG), destruiram a casa em que morava e declararam infames (indignos,detestáveis, odiosos) os seus parentes e descendentes. 

Mas por que tanta crueldade? Porque Tiradentes queria libertar o Brasil do domínio dos portugueses. Como tudo aconteceu você vai saber nestareportagem especial que o Plenarinho preparou para esta sexta-feira, 20, véspera de uma das datas mais lembradas em nosso País.

A Inconfidência Mineira
Tiradentes chamava-se Joaquim José da Silva Xavier(foto) e foi um dos principais nomes do Movimento pela Liberdade do Brasil, conhecido como Inconfiência Mineira e também como Conjuração Mineira, que foi uma revolta ocorrida em 1789, na entãoCapitania de Minas Gerais, no Brasil, contra o governo português.

Nessa época, a Coroa portuguesa (os reis de Portugal eram os donos do Brasil) aumentou tanto a cobrança de impostos e a vigilância sobre ariqueza do Brasil, que os brasileiros ricos ficaram sem dinheiro e os pobres, miseráveis. Descontentes com a situação, um grupo desses brasileiros começaram se reunir. Eles queriam acabar com o poderdos portugueses e criar um país livre. A forma de governo escolhida foi o de uma República, como a França e os Estados Unidos.
A ideia
Tiradentes, outro descontente com o governo português, depoisque viajou para o Rio de Janeiro, onde encontrou-se com pessoas que vieram da Europa com novas idéias de liberdade, decidiu criar o movimento contra os portugueses. 

Daí, uniu-se a outrosdescontentes, entre eles Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e sua mulher Bárbara Heliodora, Freire de Andrade, José Álvares Maciel, e juntos, resolveram que era mesmo preciso...
tracking img