Tipos grupois dentro das organizações

462 palavras 2 páginas
Grupo:

Grupo Formal: Aqueles que são definidos pela estrutura da organização com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas.Neste grupo,o comportamento das pessoas é estipulado e dirigido em função das metas organizacionais.Os seis membros da tripulação de vôo comercial são um exemplo de "Grupo Formal".
Grupo Informal:São alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização.Este grupos são formalmente naturais dentro do ambiente de trabalho,que surgem em respostas a necessidade de contato social.

Sete colaboradores de departamentos diferentes que reguralamente se encontram para almoçar juntos são um exemplo de "Grupo Informal".
Grupo de Comando:Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização .Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente aum executivo.A diretora de uma escola primária e suas 18 professoras formam um grupo de comando,assim como o diretor de auditoria postal e seus cinco inspetores.
Grupo de Tarefa:Os grupos de tarefa ,também determinados pela organização são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa para executar uma determinada tarefa.As fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato.Elas podem ultrapassar as relações de comando.Por exemplo,se um estudante é acusado de um crime dentro da universidade,este processo pode exigir a comunicação e coodernação entre o reitor,o diretor da faculdade ,o chefe da segurança e os professores.Este conjunto de pessoas poderia ser definido como um grupo de tarefa.Pode -se dizer que todos os grupos de comando são também grupos de tarefas,mas,como este últimos podem romper as fronteiras hierárquicas dentro da organização,o inverso não é verdadeiro.
Grupos de Interesse:As pessoas podem se reunir para atingir um objetvo em comum,sendo ou não membros de um grupo de comando ou tarefa.Isto é grupo de interesse.Os colaboradores de uma organização que se juntam para tentar mudar seus

Relacionados