Tipos de verrugas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Verruga
O que é verruga?
Verrugas são crescimentos benignos (não cancerosos) causados pela infecção viral da camada mais superficial da pele ou membranas mucosas. Os vírus causadores das verrugas pertencem à família chamada papiloma vírus humano (HPV). O aspecto da verruga irá variar de acordo com o local acometido. As verrugas são, usualmente, da cor da pele e ásperas ao toque mas podem,também, ser escuras, planas e macias.


Quadro clínico
Os vírus causadores das verrugas são denominados, genericamente, por HPV (papilomavírus humano, ou, como no inglês, human papiloma virus). Eles podem infectar tanto a pele como as mucosas.

Verruga vulgar: São pápulas hiperqueratósicas e, na superfície, observam-se pontos escuros enegrecidos que correspondem a capilares trombosados. Sãoencontradas em qualquer parte do corpo, mas com maior freqüência, no dorso das mãos e dedos.

Verruga filiforme: São geralmente pápulas únicas, corneficadas e espiculadas que surgem perpendicularmente à superfície cutânea. Localizam-se, de preferência, na face, pescoço e comissuras da boca.

Verruga plantar: ocorrem principalmente na sola dos pés. Quando as verrugas plantares crescem agrupando-seelas são chamadas de verrugas em mosaico. A maioria das verrugas plantares não forma saliência na sola dos pés como as verrugas vulgares, pois a pressão exercida ao caminhar as tornam achatadas empurrando-as para dentro da pele. Essas verrugas, geralmente, apresentam pontos enegrecidos que representam vasos sanguíneos responsáveis por sua nutrição. As verrugas plantares têm uma "má reputação" poispodem causar dor muito intensa semelhante à sensação de pedras no sapato.

Verruga plana: São múltiplas pápulas planas de 1-5mm de diâmetro, discretamnte hiperqueratósicas e pouco salientes. Acometem principalmente crianças e adolescentes. Localizam-se, de preferência, na face, dorso das mão e antebraços. são menores e mais macias que os demais tipos de verrugas. Elas tendem a crescer emgrande número – 20 a 100 ao mesmo tempo.

Verrugas genitais: Também conhecidas como condilomas, tornaram-se comuns e problemáticas para a população adulta mundial. Elas tendem a ser pequenas e planas mas podem, também ,se apresentar como lesões delgadas e exuberantes. Elas são macias ao invés de ásperas ou escamosas como outros tipos de verrugas. Podem ocorrer na genitália, dentro da vagina, no colodo útero (cérvix), na região perianal (ao redor do ânus) ou no reto. Os vírus que causam verrugas genitais raramente as causam nas mãos ou pés, mas podem ocasionar verrugas na região oral (boca). Parece existir relação entre verruga genital e câncer da mesma área acometida.
Como se adquire verrugas?
Provavelmente as verrugas são transmitidas diretamente de pessoa a pessoa, mas pode havertransmissão indireta. O tempo compreendido entre o primeiro contato com o agente causal (HPV) e o desenvolvimento de lesões visíveis a olho nu parece ser de alguns meses. O risco de contrair verrugas vulgares, plantares e planas é pequeno, enquanto as verrugas genitais parecem ser mais contagiosas. É muito importante usar métodos preventivos que impeçam ou, ao menos, minimizem a transmissão de verrugasgenitais entre parceiros sexuais (por exemplo o uso de preservativos como a "camisinha").

Por que algumas pessoas têm verrugas e outras não?
Algumas pessoas desenvolvem verrugas dependendo da frequência a que se expõem ao vírus. Ocorrem mais facilmente caso a pele tenha sido, de alguma forma, danificada, o que explica a grande frequência de verrugas nas crianças que roem unhas ou ferem suascutículas. Algumas pessoas são mais propensas a contrair o vírus (HPV) que outras, da mesma forma que algumas se resfriam ou gripam mais facilmente que outras. Pessoas com sistema imune frágil ou debilitado são mais propensas a se contaminarem com HPV.

As verrugas necessitam de tratamento?
Nas crianças, as verrugas geralmente desaparecem espontaneamente sem a necessidade de tratamentos após o...
tracking img