Tipos de varejo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE VAREJO

As instituições varejistas podem ser classificadas segundo vários critérios. Inicialmente são comentados os tipos varejistas caracterizados de acordo com o tipo de propriedade. Em seguida, as instituições varejistas são categorizadas em dois principais sistemas: Varejo com Loja e Varejo sem Loja. Os varejistas com Loja estão classificados em três espécies: Varejo Alimentar,Varejo Não Alimentar e Varejo de Serviços. Como Varejistas sem Lojas, os seguintes tipos estão identificados: Marketing Direto, Venda Direta, Máquina de Venda Automática e Varejo Virtual.

INSTITUIÇÕES DE VAREJO POR TIPO DE PROPRIEDADE

Dependendo do tipo de propriedade, as empresas de varejo podem ser classificadas em independentes, redes, franquias, alugadas ou de propriedade de um fabricanteou atacadista.
*
Independentes
*
* São empresas pequenas, com administração familiar que, em geral, utilizam baixo nível de recursos tecnológicos. Apesar de possibilitar uma maior integração entre as atividades de compra e venda essa modalidade tem como desvantagem a sua limitação de recursos e de poder de barganha com os fornecedores.

Redes

As redes (como por exemplo C&A,Carrefour, Fórum) operam mais de uma loja, sob a mesma direção. À medida que o número de unidades aumenta, a rede começa a exercer um maior poder de barganha com seus fornecedores e conseguir melhores condições de compra. O desafio principal desse sistema é controlar as operações, na flexibilidade e na adequação às diferentes características de mercado de cada unidade.

Franquias

A franquiaconsiste em um sistema contínuo e integrado de relacionamento entre franqueador e franqueado que permite ao franqueado conduzir um certo negócio de acordo com um padrão de procedimentos e marca definidos pelo franqueador.

Departamentos alugados

Como o nome indica, são departamentos dentro de uma loja de varejo que são operados e gerenciados por uma outra empresa. Esse é um procedimentoadequado quando o varejista não tem a competência de gerir adequadamente departamentos que exigem um alto grau de especialização, como, por exemplo, jóias, sapatos, padaria, peixaria, floricultura, lanchonete. Ao alugar um departamento para um especialista, a loja garante a satisfação do consumidor nesse setor, sem os riscos de sua operação. O operador de um departamento alugado paga um aluguel combase em certo percentual das vendas obtidas e é responsável pelo capital investido em estoque e por todas as atividades operacionais.

Sistema de marketing vertical

O Sistema de Marketing Vertical é um das novas tendências de mercado, e surgiu em virtude dos desperdícios existentes nos canais de marketing convencionais. Os canais de marketing convencionais são compostos por empresasindependentes, cada uma desempenhando suas funções de produtor, atacadista e varejistas, em que cada membro do canal busca maximizar seus respectivos lucros. Nessa estrutura, os membros estão fracamente alinhados com os demais, sem uma visão integrada que objetive otimizar os resultados de longo prazo ao longo do canal.
Nos Sistemas de Marketing Vertical (SMV),por outro lado, todos os membros do canal -varejistas, atacadistas e produtores - trabalham como um sistema integrado, procurando eliminar desperdícios e retrabalho, para otimizar os resultados do canal. Um dos membros assume a posição de "capitão" e consegue desenvolver cooperação e alinhar as atividades e objetivos dos membros do canal.

VAREJO ALIMENTICIO COM LOJAS

O varejo alimentício do Brasil apresenta-se muito desenvolvido. Asempresas que operam no Brasil têm acompanhado as tendências mundiais, apresentando uma variedade muito completa de modelos e formatos de lojas, que atendem às diversas características e necessidades de mercado.

Bares
Também denominados de botecos, botequins, lanchonetes, bares e cafés, possuem grande importância na distribuição de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Em geral, servem lanches...
tracking img