Tipos de usinagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Netcom -Treinamentos e Soluções Tecnológicas
São Luis 07 de Março de 2013
Aluno: Leandro Souza Martins S: TR 101/ 102
Curso: Técnico em Eletromecânica
Professor:










DISCIPLINA: PROCESSOS DE USINAGEM































São Luis Março de 2013

Existem 2 tipos de processo de usinagem:


1 – Convencional
1.1 – geometria Definida
1.1.1 Torneamento
1.1.2Fresamento
1.1.3 Furação
1.1.4 Alargamento
1.1.5 Rosqueamento
1.1.6 Plainamento
1.1.7 Brochamento


1.2 – Geometria não definida

1.2.1 Retificação
1.2.2 Polimento
1.2.3 Lapidação
1.2.4 Brunimento
1.2.5 Lixamento
1.2.6 Jateamento
1.2.7 Tamboreamento


1-Processo de Torneamento


A peça gira em torno do eixoprincipal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o eixo referido. Qunato á forma da trajetória, o torneamento pode ser retileo ou curvilineo

A peça executa o movimento rotativo e ferramenta o movimento de translação (avanço), possui uma ou mais ferramenta monocortante, a cinemática do processo de torneamento pode ser dividida entre a peça ea ferramenta, o que em alguns casos leva a processo como o de mandrilamento.


Torneamento retilíneo

A ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea. Pode ser:

- torneamento cilíndrico

A ferramenta se desloca regundo uma trajetória paralela ao eixo principal de rotação da máquina. Pode ser externo ou interno. Quando o torneamento cilíndrico visa obter na peça um entalhe circular, naface perpendicular ao eixo principal de rotação da máquina, o torneamento é denominado sangramento axial.

- torneamento cônico

A ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea inclinada em relação ao eixo principal de rotação da mãquina. Pode ser externo ou interno.

- torneamento radial

A ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea, perpendicular ao eixo principal de rotaçãoda máquina. Visa a obtenção de uma superfície plana, o torneamento é denominado de faceamento, e quando visa a obtenção de um entalhe circular, o torneamento é denominado sangramento radial

Perfilamento

Processo de torneamento no qual a ferramenta se desloca segundo uma trajetória retilínea radial ou axial, visando a obtenção de uma forma definida, determinada pelo perfil da ferramenta.Torneamento curvilíneo

A ferramenta se desloca segundo uma trajetória curvilínea.

Quanto a finalidade, as operações de torneamento podem ser classificada ainda em torneamento de desbaste e torneamento de acabamento. Entende por acabamento, a operação de usinagem destinada a obter na peça as dimensões finais, o acabamento superficial especificado, ou ambos. O desbaste é a operação de usinagem que precedeo acabamento, visando obter na peça a forma e dimensões próxima das finais.



2- Processo de Fresamento

Ao contrário do processo de torneamento o fresamento aplica-se a peças prismáticas, com a ferramenta realizando o movimento de rotação e o movimento de translação sendo compartilhado entre a peça e e ferramenta.

Principais tipos de fresamento:

- Fresamento Plano;
- Fresamento Circular;
-Fresamento de Forma;
- Fresamento de Geração;
- Fresamento de perfil;

Já no ponto de vista do projeto de máquinas fresadoras essa classificação pode ser simplificada em 3 tipos básicos de acordo com o movimento da ferramenta:

- Fresamento de Topo;
- Fresamento em 3 dimensões ou 5 eixos;
- Fresamento Frontal

No processo de fresamento a seção de cavaco é variável de uma espessura mínima para umamáxima ou vice versa, em função do fresamento ser discordante ou concordante.


3- Processo de Furação

É um dos mais comuns, praticamente todas as peças no universo metal mecânico sofrem algum tipo de furação.
Convém lembrar que os furos também podem ser obtidos por fresamento, mandrilamento e torneamento, na usinagem com ferramentas de geometria definida, ou por processos de remoção...
tracking img