Tipos de umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Umidade
Umidade decorrente de intempéries
É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva, que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em conseqüência de uma impermeabilização deficiente.

Umidade por condensação
É produzida quando o vapor de água existente no interior de um local (sala, cozinha, dormitórios, etc.) entra em contato com superfícies maisfrias (vidros, metais, paredes, etc.) formando pequenas gotas de água. Esse fenômeno normalmente acontece no inverno e favorece o crescimento de microorganismos prejudiciais para a saúde, alterando também a estética do local.

Umidade ascendente por capilaridade
É aquela que aparece nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo através da fundação.
A Umidade por ascensão capilarpode ser permanente, quando o nível de lençol freático este muito alto ou sazonal, decorrente da variação climática.

Umidade por infiltração
É aquela causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios através de suas paredes. É muito freqüente esse tipo de Umidade em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.-------------------------------------------------

Dicas de construção - Umidade do solo |
|
-------------------------------------------------
Muitas vezes negligenciada durante a construção, a impermeabilização dos baldrames ou cintas é extremamente importante, de maneira a proteger a alvenaria contra a umidade ascendente por capilaridade proveniente do solo. A água do solo atinge o baldrame e sobe pela alvenaria, atingindo-a até aaltura de 1 metro. Quanto mais próxima esteja a cinta ou baldrame dos terrenos úmidos, a alvenaria torna-se mais susceptível ao ataque da água.      
Essa patologia manifesta-se com a destruição do revestimento e da pintura da parede, surgindo empolamentos que se decompõem com leve pressão das mãos.      
Um dos procedimentos profilático que garante a integridade da alvenaria e seu revestimentocompreende na aplicação de uma camada de tinta betuminosa na superfície do baldrame, descendo pelas suas laterais em aproximadamente 15 cm, de forma a criar uma barreira à água proveniente do solo.      
Antes de iniciar a alvenaria, deve-se verificar se não existem falhas na impermeabilização, provocadas principalmente pelo transporte de materiais e passagem de pessoas, queda de ferramentas,tijolos, etc. ou passagem de tubulações.      
Recomenda-se ainda a utilização de argamassa de cimento e areia 1:4, com aditivo impermeabilizante, no assentamento das 4 primeiras fiadas das alvejarias das paredes externas.A superfície terrestre encontra-se exposta, desde o início dos tempos, à influência de diversos fatores destrutivos. Grandes mudanças de temperatura, ventos, água e outros fatoresproduzem a decomposição das rochas. Todo solo tem sua origem, imediata ou remota, nesta decomposição.Quando o solo, produto do processo de decomposição, permanece no próprio local onde se deu o fenômeno, ele se chama residual. Quando, depois de decomposto, é carregado pela água das enxurradas ou rios, pelo vento, pela gravidade – ou por vários deste fatores simultaneamente – ele é ditotransportado. Existem ainda outros tipos de solos, entre os quais aqueles que contém elementos de decomposição orgânica que se misturam ao solo transportado.Na Engenharia Civil, como a grande maioria das obras apóiam-se sobre a crosta terrestre, os materiais que formam esta última podem ser ditos materiais de construção, além de que estes materiais podem ser utilizados nas próprias obras, como materiais deempréstimo. Resumindo, o material “solo” é um material de construção natural, produzido pela natureza ao longo dos tempos, e que se apresenta sob diversas formas. Sob um ponto de vista puramente técnico, aplica-se o termo solo a materiais da crosta terrestre que servem de suporte, são arrimados, escavados ou perfurados e utilizados nas obras de Engenharia Civil. Tais materiais, por sua vez, reagem...
tracking img