Tipos de transportes verticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Prazo, custo e qualidade. É sobre esse tripé que deve funcionar um canteiro de obras. E a logística de transporte de materiais e pessoas no cotidiano da construção torna-se fundamental para atingir esse objetivo. Segundo Carlos Torres Formoso, professor do Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Brasil há muitasdeficiências na oferta de equipamentos adequados ao setor da construção. "As empresas mais tradicionais utilizam equipamentos convencionais, tais como elevadores, guincho de coluna, giricas etc. Já as empresas mais modernas investem em equipamentos de maior impacto tais como gruas, guindastes, bombas e silos.
É muito importante que a empresa melhore o seu planejamento logístico para que possaefetivamente se beneficiar desses equipamentos de maior porte. Formoso explica que algumas empresas optam por não adotar tais equipamentos por não conseguirem tirar todo o benefício potencial deles, por não terem uma boa capacitação em gestão da produção.
Mas Daniel Toti, engenheiro de obras da construtora Adolpho Lindenberg, salienta que em um mercado competitivo como o brasileiro é necessáriosempre investir em equipamentos de transporte para diminuir os ciclos de execução dos serviços. "Com a grua, por exemplo, é possível reduzir o tempo de execução da estrutura, pois possibilita a armação dos pilares e vigas no térreo enquanto a fôrma do pavimento é montada, conseguindo diminuir em alguns casos de sete para cinco dias o prazo de execução de cada laje. Além de permitir o uso de peçaspré-moldadas."
Na opinião do engenheiro, o prazo curto para entrega na maioria das obras é o que exige dos profissionais da construção um planejamento mais eficiente na escolha dos equipamentos e quando eles vão operar. "Um gargalo que encontramos hoje é o transporte vertical dos materiais, se o planejamento não for bem-feito, afetará diretamente o prazo de entrega da obra. É vital considerar aquantidade, o tipo e a velocidade exigida de transporte de cada material, para com essas informações decidir os recursos que serão necessários."





Mais viáveis

Toti enfatiza que o aquecimento do mercado, a escassez e o aumento no custo da mão de obra tornaram o uso dos equipamentos mais viáveis economicamente e indispensáveis para o cumprimento dos prazos cada vez menores. ParaFormoso, é difícil encontrar empresas que seguem critérios rigorosos de planejamento das operações de transporte. "Isso acaba causando muitas perdas, tais como excesso de estoques, horas paradas em função de vias de acesso de materiais bloqueadas, movimentações desnecessárias dos trabalhadores, excesso de operações de transportes. Ou seja, resulta em muitas atividades que não agregam valor, cujos custossão difíceis de mensurar pelos sistemas de custeio convencionais."
Ubiraci Espinelli, professor da Poli-USP e diretor técnico da Produtime - empresa do setor de gestão e tecnologia, afirma que quando se avalia o tempo de mão de obra disponível, 1/3 diz respeito à movimentação no canteiro. "Um bom equipamento de transporte não gera desperdício de material. Há os que são locados por mês eoutros por hora. Além disso, há os que têm restrições para seu uso como no caso das gruas, que exigem amplo espaço de operação e sua aplicação deve seguir normas de segurança que levam em conta até quem circula no entorno da obra. Portanto, devem-se avaliar cada etapa da obra e utilizar critérios eliminatórios na escolha dos equipamentos."
Em geral, o engenheiro de planejamento estuda osrecursos necessários e prevê nos orçamentos, e o engenheiro residente é responsável pela contratação e programação da data de entrega do equipamento na obra.



Escolha certa


Na hora de programar o uso de equipamentos de transporte é importante avaliar quais as condições do canteiro e de que forma os materiais serão transportados. O mercado oferece equipamentos para transporte...
tracking img