Tipos de tranporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

As atividades de comércio e a necessidade de interação com outras localidades revelam a importância do transporte de mercadorias e pessoas no desenvolvimento de uma região. A zona produtora precisa distribuir seus produtos para a zona de consumo. A utilização racional dos meios de transportes oferecida a preços razoáveis, influi significativamente na competitividade dos produtoscomercializados.O comércio exterior demanda eficiência na produção e na negociação das mercadorias. A colocação de produtos no mercado externo exige o aproveitamento adequado dos meios de transporte disponíveis. O transporte internacional é fator fundamental na definição do custo final da mercadoria e no atendimento das condições pactuadas com o importador de prazo e condições de entrega.Modais de Transporte

O transporte modal é a articulação entre vários modos de transporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviõesou outro tipo de condução necessário para a entrega. Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas. Na escolha do meio mais adequado ao transporte, é necessário estudar todas as rotas possíveis, estudando osmodais mais vantajosos em cada percurso. Deve-se levar em conta critérios tais como menor custo, capacidade de transporte, natureza da carga, versatilidade,segurança e rapidez.
Os transportes são classificados de acordo com a modalidade em:

← Terrestre: rodoviário, ferroviário e dutoviário;
← Aquaviário: marítimo e hidroviário;
← Aéreo.

E quanto à forma em:

← Modal ouUnimodal: envolve apenas uma modalidade.





2 Transporte Marítimo


2.1 Características

O transporte marítimo é o modal mais utilizado no comércio internacional. No Brasil responde por mais de 90% do transporte internacional Possibilidade de navegação interior através de rios e lagos. Os portos desempenham um papel importante como elo entre os modais terrestres e marítimos. Tem umafunção adicional de amortecer o impacto do fluxo de cargas no sistema viário local, através da armazenagem e da distribuição física.

2.2 Vantagens

← Maior capacidade de carga;
← Carrega qualquer tipo de carga;
← Menor custo de transporte

2.3 Desvantagens

← Necessidade de transbordo nos portos;
← Distância dos centros de produção;
← Maior exigência deembalagens;
← Menor flexibilidade nos serviços aliados a freqüentes congestionamentos nos portos.

2.4 Categorias de transporte

← Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou entre esta e as vias navegáveis interiores.
← Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional.← Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros.



2.5 Conhecimento de embarque marítimo

O conhecimento de Embarque B/L (Bill of Lading) é o documento de maior importância na contratação de transporte marítimo. Suas funções básicas são:

← Servir como recibo de entrega da carga ao transportador;
← Evidenciar um contrato de transporte entre acompanhia marítima e o usuário;
← Representar um título de propriedade da mercadoria (transferível e negociável).

O B/L pode ser composto de várias vias, sendo o mais comum a emissão em 6 vias: 3 não negociáveis e 3 negociáveis. Estas são entregues ao exportador/ embarcador para que as apresente ao banco e receba o valor estipulado no crédito documentário. A seguir, os documentos serão...
tracking img