Tipos de trabalhos academicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual da Univates para trabalhos acadêmicos

13

1 RESENHAS, RESUMOS, PARÁFRASES E ARTIGOS ACADÊMICOS
Trabalho acadêmico, para a Norma Brasileira (NBR) 14724/2005, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é o documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado de disciplina, módulo, estudoindependente, curso, programa e outros ministrados em cursos de graduação e pós-graduação. Para fins deste Capítulo, é aquele ligado a tarefa/exercício/avaliação mais simples e regular de aula (ao contrário dos trabalhos acadêmicos de final de curso, que são mais complexos, como as monografias, os artigos científicos, as dissertações, as teses, dentre outros, os quais estão expostos nos Cap. 3, 4 e 5deste Manual), como resenha, resumo, paráfrase, artigo acadêmico, dentre outros, que podem se valer, pelo menos, de algumas regras mínimas na sua elaboração.
Ao lhe ser solicitada a tarefa de fazer um desses trabalhos de aula, você deverá se informar com o seu professor sobre qual tipo é o desejado e se há alguma particularidade a ser observada.

A seguir, serão abordados detalhes sobre algunsdesses trabalhos acadêmicos de aula. 1.1 Resenha A resenha é uma espécie de resumo, de síntese de um objeto, o qual pode ser um acontecimento qualquer da realidade (jogo de futebol ou outro esporte, exposição de arte, peça de teatro, uma feira de produtos, uma comemoração solene etc.) ou textos e obras culturais (filme, livro, capítulo de livro, peça de teatro etc.), com o objetivo de passarinformações ao leitor/ouvinte/assistente. Resenhar significa destacar as propriedades de um objeto, mencionar seus aspectos mais importantes, descrever as circunstâncias que o envolvem, sempre de acordo com uma intenção/finalidade previamente definida pelo resenhador (FIORIN; SAVIOLI, 1990). Normalmente, a resenha é utilizada na mídia (jornais e revistas, tanto em papel como online, e na televisão),quando recebe o nome de ‘crítica’, ou não recebe nome algum; na Academia (estabelecimento de educação superior), ela é denominada de ‘resenha’ mesmo (MACHADO, 2007).
Beatris Francisca Chemin

Manual da Univates para trabalhos acadêmicos

14

A resenha pode ser elaborada sem crítica (só como resumo) ou com crítica (resumo e comentário). 1.1.1 Resenha-resumo A resenha-resumo é um texto quesintetiza o objeto a ser resenhado, sem julgamento de valor, sem crítica ou apreciação do resenhador; trata-se de um texto informativo, descritivo, que apenas resume as informações básicas para conhecimento do leitor/ouvinte/assistente. Por exemplo, se for resenha-resumo de um livro, sugere-se esta estrutura para a apresentação do trabalho: a) folha de rosto, para a identificação do estudanteresenhador e dados gerais do trabalho, se este for entregue ao professor. Ver item 1.5; b) em outra página, o texto da resenha em si, composta das seguintes partes, sem mudar de página a cada uma delas: – título (diferente do título da obra resenhada); – referência dos dados da obra: autor, título, editora, local de publicação, número de páginas, preço do exemplar etc. Esses dados podem ser apresentadosseparadamente do texto (conforme exemplo seguinte), ou dentro de um parágrafo do texto; – alguns dados biobibliográficos do autor do livro resenhado: dizer algo sobre quem é o autor, o que ele já publicou etc.; – resumo do conteúdo da obra: indicação breve do assunto tratado e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva teórica, gênero, método, tom etc.) e resumo dos pontos essenciais dotexto e seu desenvolvimento geral. Exemplo de resenha-resumo de um livro1: O direito como teoria separada de outras ciências sociais
KELSEN, Hans. Teoria pura do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1985. A obra – Esta obra, tradução de João Baptista Machado, é o resultado da segunda edição alemã (a primeira é de 1934), publicada em Viena em 1960, composta de oito capítulos: direito e natureza;...
tracking img