Tipos de terrarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

O presente trabalho é uma pesquisa realizada sobre tipos de terrarios. Pesquisar sobre esse assunto foi algo extremamente prazeroso e grandioso, principalmente porque nos fez enxergar com mais clareza a importância de uma das melhores experiências da vida que é aprender mais sobre a ciência que deve ser vista como um espaço dinâmico e indispensável na formação do cidadão, pois éela que abrirá, ainda no ensino básico, os caminhos para que os alunos desenvolvam a curiosidade e o senso crítico que os levarão à cidadania plena. Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto há um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Mas, para sua surpresa, o que ele observoufoi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir deste incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.


















Tipos de Terrarios

1.0 Apresentação

1.1 TerráriosDesérticos

Estes terrários são desenhados para simular o ambiente árido e seco do deserto. Nestes terrários deve existir uma grande amplitude térmica: durante o dia, a temperatura deve ser elevada, perto dos 40ºC e durante a noite deve ser mais baixa, desliga-se o aquecimento.
A inclusão de vegetação é opcional, mas apenas os cactos se dão bem nestes ambientes. A rega é pouca e deve serfeita espaçadamente e de forma a não aumentar significativamente a umidade do terrário.

1.2 Terrários para clima seco e temperado: Próprio das regiões do sul da Europa, Ilhas do Mediterrâneo, norte da América, Chile, Austrália. Os répteis são acostumados a suportar verões de 40 graus Célsius. O terrário deverá ter temperatura alta durante o dia, para depois descer ligeiramente durante a noite. Énecessário a diminuição notável da temperatura durante uns 3 a 4 meses no ano, para permitir que os animais hibernem e possam desenrolar corretamente todos os seus ciclos biológicos, principalmente no que se refere a reprodução. Deparamos com algum problema pois os terrários, dificilmente, conseguem baixar muito a temperatura.
1.3 Terrários para clima seco tropical: Destinado a animais próprios dodeserto e estepes. Em todas as regiões cálidas do globo. As temperaturas diurnas devem ser mais elevadas que no caso anterior (40 graus Célcius). Por isso, será imprescindível a utilização de um aquecedor durante o dia o ano todo.
2.0 Terrários Tropicais
Os terrário tropicais pretendem reproduzir o ambiente das florestas dos trópicos, onde as árvores são abundantes e a umidade é elevada. Podemser combinados com uma fonte de água, por exemplo, cascatas ou piscinas. São terrários de moderada dificuldade a montar, uma vez que a decoração deve estar bem segura. Tendem a ser utilizados com espécies arborícolas, como a Iguana Verde, e por isso são mais altos do que compridos. Esta disposição favorece a utilização de troncos, previamente tratados, que não só funcionam como elementodecorativo, mas também podem ser utilizados pelos animais para trepar, aumentando assim a área do terrário utilizada pelo animalAs plantas colocadas na vertical podem ser uma boa forma de revestir as paredes. Em alternativa, pode ser utilizada casca de árvore ou bambu. As pedras são o elemento essencial destes espaços. Arenito e xisto são boas opções, mas devem ser limados. Com as pedras é possível criaruma série de esconderijos que os animais, sobretudo lagartos, destes habitats gostam. Apesar de ser um ambiente seco, deve-se dar aos animais uma taça pequena onde tenham sempre água disponível.
Os animais destes terrários costumam beber água através das gotas que ficam nas paredes ou nas plantas. Contudo, é sempre melhor ter uma pequena taça com água à disposição. O par com a umidade elevada, a...
tracking img