Tipos de solidariedade social segundo emile durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE SOLIDADERIEDADE SOCIAL SEGUNDO EMILE DURKHEIM E O PRINCIPIO E AS SEMELHANÇA DAS DECLARAÇÕES DOS DIREITOS HUMANOS

Para Durkheim a sociedade possui um papel fundamental na vida social doindivíduo.

Durkheim entende que as sociedades passam por processos de evolução, essa evolução é caracterizada pela diferenciação social. Sendo que a primeira etapa desse processo de evolução socialDurkheim chamou de “sociedade de solidariedade mecânica”, já o que se refere à etapa final de “sociedade de solidariedade orgânica”.

As sociedades de solidariedade mecânica são típicas dassociedades pré-capitalistas (primitivas, feudais), onde os indivíduos se identificam através da família, da religião, da tradição, dos costumes. Nesse tipo de solidariedade há total predomínio do grupo sobre oindividuo e pouco espaço para a individualidade.

Portanto, “Nas sociedades dominadas pela solidariedade mecânica, a consciência coletiva abrange a maior parte das consciências individuais”. (ARON,2003, p. 463).

As sociedades de solidariedade orgânica são típicas das sociedades capitalistas (modernas,complexas). Nesse tipo de solidariedade, ao invés das tradições, dos costumes e dos laçossociais mais estreitos, os interesses individuais são bastante distintos, mas há uma interdependência entre os indivíduos, como resultado da acelerada divisão do trabalho, essa interdependência é oprincipal elo de união social.

O importante para Durkheim é que o indivíduo realmente se sinta parte de um todo, que realmente precise da sociedade de forma orgânica, interiorizada e não meramentemecânica.

Durkheim admite que a solidariedade orgânica é superior à mecânica, pois ao se especializarem as funções, a individualidade de certo modo é ressaltada, permitindo maior liberdade de ação, eessa liberdade deve conduzir à solidariedade entre os seres humanos.

A partir dessa afirmação podemos então colocar que as declarações de direitos têm em sua gênese a garantia de liberdade dentro...
tracking img