Tipos de sistemas corporativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistemas de Gestão Empresarial ou simplesmente Sistemas Coorporativos são sistemas de informação gerenciais, tipicamente baseados em computadores sendo utilizados no seio de uma organização, podemos descrevê-los como um sistema que consiste na rede de canais de comunicação da organização, baseados em tudo aquilo que recolhe, manipula e dissemina informação.
Os sistemas de gestão empresarial sãoimplantados nas organizações visando benefícios voltados aos negócios da empresa como um todo, podendo citar a eliminação de custos relativos a processos manuais e aumento da produtividade com foco na automação, aumento do fluxo interno de informação e integração entre os departamentos distintos da empresa, a otimização do processo de tomada de decisões, diminuição da redundância das atividades jáque os processos passam a ser automatizados, além do aumento da precisão na obtenção de informações e relatórios, já que os dados passam a ser criteriosamente armazenados, todas essas melhorias e vantagem possibilitam o melhor controle e gestão do negócio.
Com o surgimento dos sistemas coorporativos muitas vezes cada departamento da empresa utiliza um sistema especifico que viesse atender assuas necessidades, o que acarretava em um sério problema uma vez que os sistemas podiam ser de diferentes fabricantes, tendo assim cada sistema seu próprio banco de dados e muitas vezes a integração entre os diferentes departamentos da empresa e seus sistemas se tornava difícil e em alguns casos até mesmo impossível, diante desta dificuldade surgiram os sistemas de ERP ou Enterprise Resource Planningque soluciona este problema ao agregar, em um só sistema integrado, funcionalidades que suportam as atividades dos diversos processos de negócio da organização.
Os sistemas de ERP são compostos por uma base de dados única e por módulos de acordo que suportam as atividades e processos da empresa, alguns dos módulos presentes dentro de um sistema ERP são:
Sistema de Gestão Patrimonial: Ossistemas de gestão patrimonial consistem em sistemas de catalogo e armazenamento de dados relativos ao patrimônio das empresas. Cabe ao sistema de gestão patrimonial, manter um inventário atualizado de todo e qualquer bem que pertença a empresa, armazenando seu valor atual de mercado, sua descrição e sua localização física (quando se tratar de um bem físico tangível). Como bens de uma empresa não sãoconsiderados somente os bens materiais e físicos (tais como imóveis), também entram neste inventário, patrimônio intelectual (patentes, estudos científicos, conhecimento tecnológico, etc) e investimentos.
Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos: Os sistemas de gestão eletrônica de documentos ou GED, assim como os sistemas de gestão patrimonial, também consistem em sistemas de catalogo de dados,mas com outro enfoque: nos sistemas de gestão eletrônica de documentos os dados armazenados são relativos ao acervo de documentos da empresa. São armazenados nos sistemas de GED dados tais como conteúdo de documentos, descrição destes documentos, imagens, descrição das imagens, arquivos de computador e sua descrição, dentre outros.
Sistemas de Controle de Estoque: Sistemas de controle de estoquese encontram em uma categoria mais simples de sistemas de gestão empresarial, em geral instalados em empresas de manufatura. Nestes sistemas são armazenados os dados relativos ao estoque de matérias-primas e também os estoques de mercadorias produzidas, sendo armazenados também históricos de produção e também de consumo de insumos. Uma das principais funções dos sistemas de controle de estoques égerar relatórios para a direção estratégica da empresa.
Sistemas de Controle da Produção: Sistemas de controle de produção em geral trabalham integrados com os sistemas de controle de estoque. A principal função destes módulos é controlar e organizar a linha de manufatura, registrando as ordens de produção, bem como os produtos produzidos, atualizando em tempo real os níveis dos estoques. Outra...
tracking img