TIPOS DE SENSORES E ATUADORES

8971 palavras 36 páginas
1 – SENSORES
Sensor é um dispositivo que recebe um sinal – um estimulo – e responde através de um sinal elétrico. Entende-se como estímulo a quantidade, propriedade ou condição que é detectada e convertida em sinal elétrico, ou seja, sensor é um tradutor de um sinal não elétrico para um sinal elétrico, onde pode ser canalizado amplificado e modificado através de dispositivos eletrônicos adequados.
TIPOS DE SENSORES
1.1 Sensores Mecânicos:

Denomina-se sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches). Nesta categoria inclui-se os microswitches e chaves de fim-de-curso. Estes sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras (que mudam de direção) que atuam sobre um circuito no modo liga / desliga quando uma ação mecânica acontece no seu elemento atuador. É possível usar estes sensores de diversas formas, como para detectar a abertura ou fechamento de uma porta, a presença de um objeto em um determinado local, ou ainda quando uma parte mecânica de uma máquina está numa certa posição. Um exemplo deste tipo de sensor é o “sensor de fim-de-curso” que, conforme o próprio nome indica, detecta quando uma parte mecânica de um dispositivo atinge seu deslocamento máximo(figura 1). A finalidade da chave de fim-de-curso é evitar que o motor do sistema, por exemplo, continue atuando mesmo depois que a peça que ele movimenta chega ao seu ponto máximo. Isso poderia forçar o mecanismo ou ainda causar uma sobrecarga do motor ou do próprio circuito de acionamento.

Figura1:Sensor mecânico fim de curso

1.2 Sensores do tipo Reed-Switch

Estes sensores podem ser utilizados para detectar a posição de uma peça ou de uma parte de um mecanismo pela posição de um pequeno ímã que é preso a ela. Pode-se classificar estes sensores também como sensores magnéticos, uma vez que eles atuam com a ação de um campo, mas como são

Relacionados

  • Lista de Questoes
    9371 palavras | 38 páginas
  • Cilindro
    7645 palavras | 31 páginas
  • doutor
    77357 palavras | 310 páginas