Tipos de rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 – AS ROCHAS,ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA

ROCHAS SEDIMENTARES

As rochas sedimentares formam-se a partir de outras preexistentes, na superfície terrestre, pelo que registam muitosdos fenómenos que ocorrem á superfície, bem como são aquelas cuja génese é mais facilmente entendida e explicada pelo Homem.

FASES DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS SEDIMENTARES:


I – Sedimentogénese –origem / formação dos sedimentos.

1- Meteorização - as rochas desagregam-se / fraturam-se, originando partículas mais pequenas – meteorização física, no entanto, também se verifica transformaçãode uns minerais, noutros – meteorização química.

2- Erosão – remoção dos detritos resultantes da meteorização, por acção dos agentes erosivos, como a água, neve, vento, força da gravidade.3- Transporte – deslocação das partículas / detritos por ação da água (rios, glaciares…) do vento, para locais distantes, relativamente à rocha que lhes deu origem.


4- Sedimentação –deposição dos detritos, passando a considerar-se sedimentos. Estes formam camadas horizontais e sucessivas – estratos (têm um limite superior – teto e um limite inferior – muro).


II – Diagénese oulitificação – processos que conduzem à transformação dos sedimentos soltos (areias, calhaus, argilas) em rochas sedimentares consolidadas (calcários).


1- Compactação e desidratação – à medida quea sedimentação prossegue, novos estratos se vão sobrepondo, ficando os inferiores sujeitos a uma maior pressão, o que faz com que a água incluída nos poros seja expulsa. Assim os sedimentos ficammais próximos e a rocha mais densa e mais compacta.

2- Cimentação – os sedimentos são finalmente ligados por um cimento natural que os transforma numa rocha sedimentar consolidada.Diagénese
Ex: areias arenitos


GÉNESE DAS ROCHAS SEDIMENTARES









ROCHAS...
tracking img