Tipos de redes de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A classificação de redes em categorias pode ser realizada segundo diversos critérios, alguns dos mais comuns são:
* Dimensão ou área geográfica ocupada:
Redes Pessoais; Redes Locais; Redes Metropolitanas; Redes de área alargada.
* Capacidade de transferência de informação:
Redes de baixo débito; Redes de médio débito; Redes de alto débito.
* Topologia ("a forma darede"):
Redes em estrela; Redes em "bus" ; Redes em anel .
* Meio físicos de suporte ao envio de dados:
Redes de cobre; Redes de fibra óptica; Redes rádio; Redes por satélite.
* Ambiente em que se inserem:
Redes de industriais; Redes de coorporativas.
* Método de transferência dos dados:
Redes de "broadcast”; Redes de comutação de pacotes; Redes de comutação de circuitos; Redesponto-a-ponto .
* Tecnologia de transmissão:
Redes "ethernet”; Redes "token-ring”; Redes FDDI; Redes ATM; Redes ISDN .
Neste documento abordam-se algumas designações mais comuns de tipos de rede.

REDES DE COMPUTADORES

O que é uma rede?
Algumas fontes indicam a década de 1940 como tendo início os experimentos para conectar máquinas calculadoras através de linhas telefônicas. Com a evoluçãodas máquinas de calcular para os computadores, surgiu a necessidade de compartilhar os dados de um equipamento para outro. A comunicação entre eles como conhecemos hoje começou a ser desenvolvida na década de 1960, mas cresceu significativamente na década de 1990.
Um computador sozinho, sem estar conectado a nenhum outro só terá acesso aos seus dados (Disco Rígido) ou aos arquivos que porventuravenham a ele através de disquetes, CDs, DVDs, dispositivos de armazenamento, como USB (pendrives), MP3s, iPods, etc.
Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar serviços, arquivos, impressoras, mensagens, etc. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados,mediante:
1) meios de acesso
2) protocolos
3) requisitos de segurança
Atualmente, redes de computadores são o núcleo da comunicação moderna. O rápido crescimento nas comunicações hoje em dia não teria sido possível sem o avanço progressivo das redes de computador.
O termo genérico “rede” define um conjunto de entidades (objetos, pessoas, etc.) interligado uns aos outros. Uma rede permiteassim circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com regras bem definidas.
* Rede (em inglês network): Conjunto dos computadores e periféricos conectados uns aos outros. Note que dois computadores conectados constituem por si só uma rede mínima.
* Instalação (em inglês networking): instalação dos instrumentos e das tarefas que permitem ligarcomputadores para que possam partilhar recursos em rede.
* Rede informática: conjunto de computadores ligados entre eles graças a linhas físicas e trocando informações sob a forma de dados numéricos (valores binários, isto é, codificados sob a forma de sinais que podem tomar dois valores: 0 e 1)
Não existe um só tipo de rede, porque historicamente existem tipos de computadores diferentes, comunicandode acordo com linguagens diversas e variadas. Além disso, isto se deve igualmente à heterogeneidade dos apoios físicos de transmissão que os ligam, quer seja a nível da transferência de dados (circulação de dados sob a forma de impulsos elétricos, luz ou ondas eletromagnéticas) quer a nível do tipo de apoio (cabo coaxial, pares entrançados, fibra óptica, etc.). Os meios de comunicação podem ser:linhas telefônicas, cabo, satélite ou comunicação sem fios (wireless).O objetivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software. 

1.1 O interesse de uma rede
Um computador é uma máquina que permite manipular dados. O homem, como ser que comunica, compreendeu rapidamente o interesse de ligar estes computadores entre eles...
tracking img