Tipos de rede cabeada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Rede cabeada como o nome diz, é uma rede ligada por fios, onde toda a comunicação é feita através de um cabo de 8 vias, próprio para o fim para se conectarem a outros equipamentos como computadores, routers, modem e impressoras.
Esse tipo de rede até um tempo era mais utilizada por sua confiabilidade de transmissão e também pelos custos que eram muito inferiores quando comparadosaos custos de uma rede wi-fi.

Desenvolvimento

Cabeamento estruturado: Caracteriza-se por uma rede interna estruturada, a qual é projetada para prover uma infra-estrutura que permita a evolução e flexibilidade para serviços de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado eventilação). Considerando-se a quantidade e complexidade dos sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça as necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.
As redes podem ser projetadas para servir organizações de todos os tamanhos, desde um único local, compoucos ou até corporações internacionais que reúnem milhares de estações de trabalho.
 LAN: para pequenas áreas geográficas (ex.: edifícios comerciais), pode ser criada uma rede chamada LAN (Local Area Network), a qual conectará PC's em um só local, 
Uma LAN é composta de nodos (ou "nós"), conectando PCs ou periférico, formando uma rede.
  WANs e a World Wide Web (www):WAN(Wide AreaNetwork) éuma rede que conecta uma LAN a outra LAN por uma área geográfica grande, como uma ou duas empresas entre cidades. Uma WAN pode transmitir informações por linhas telefônicas, fibra óptica ou wireless.
LANs e WANs são redes privadas. Elas interconectam as pessoas dentro de suas organizações.

ATM
O ATM é uma tecnologia de comunicação de dados de alta velocidade usada para interligar redes locais,metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo. Basicamente a tecnologia ATM fornece um meio para enviar informações em modo assíncrono através de uma rede de dados, dividindo essas informações em pacotes de tamanho fixo, denominados células (cells). Cada célula carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino.
A tecnologiaATM utiliza o processo de comutação de pacotes, que é adequado para o envio assíncrono de informações com diferentes requisitos de tempo e funcionalidades, aproveitando-se de sua confiabilidade, eficiência no uso de banda e suporte a aplicações que requerem classes de qualidade de serviço diferenciadas.

Uma rede ATM é composta por:
* Equipamentos de usuários (PCs, estações de trabalho,servidores, computadores de grande porte, PABX, etc.) e suas respectivas aplicações;
* Equipamentos de acesso com interface ATM (roteadores de acesso, hubs, switches, bridges, etc.);
* Equipamentos de rede (switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 / T1 ou de maior banda, etc.).
A conversão dos dados para o protocolo ATM é feita pelos equipamentos de acesso. Osframes gerados são enviados aos equipamentos de rede, cuja função é basicamente transportar esse frames até o seu destino, usando os procedimentos roteamento próprios do protocolo.

- Vantagens e Restrições 
A tecnologia ATM oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias:

* Emprega a multiplexação estatística, que otimiza o uso de banda;
* Faz o gerenciamentodinâmico de banda;
* O custo de processamento das suas células de tamanho fixo é baixo;
* Integra vários tipos diferentes de tráfego (dados, Voz e vídeo);
* Garante a alocação de banda e recursos para cada serviço;
* Possui alta disponibilidade para os serviços;
* Suporta múltiplas classes de Qualidade de Serviço (QoS);
* Atende a aplicações sensíveis ou não a atraso e perda...
tracking img