Tipos de processos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo cautelar
É acrescido ao conhecimento e à execução, sendo auxiliar e subsidiário, visando assegurar o êxito das primeiras etapas: trata-se da atividade cautelar, desenvolvido através doprocesso que toma o mesmo nome. Seu resultado específico é um provimento acautelatório.
O provimento cautelar funda-se antecipadamente na hipótese de um futuro provimento jurisdicional favorável aoautor: verificando-se os pressupostos do fummus bonis iuris e do periculum in mora, o provimento cautelar opera imediatamente, como instrumento provisório e antecipado do futuro provimento definitivo, paraque este não seja frustrado em seus efeitos.
Pode ser requerido de forma autônomo, ou por via incidental, no curso do processo, quando este já houver iniciado.
Execução

A função jurisdicionalnão se limita à emissão de sentença, através do processo de conhecimento, há também a sentença condenatória em que alia-se a declaração à sanção, formando assim um título executivo necessário para queesta possa ser concretamente atuada.
 Assim, configura-se outra forma de tutela jurisdicional, através do processo que se denomina de execução. O processo de execução visa uma prestação jurisdicionalque consiste em tornar efetiva a sanção mediante a pratica dos atos próprios da execução forçada.
 O pressuposto da execução é um título executivo, que normalmente coroa o processo de conhecimento. Épossível, porém, que o processo de conhecimento seja suficiente à satisfação da obrigação, em necessidade de execução forçada; sendo excepcionalmente possível que se promova a execução sem o processode conhecimento, p.ex., títulos executivos extrajudiciais.
 No processo executivo é proposta uma ação (ação executiva), pela qual o credor pretende o provimento jurisdicional satisfativo (na execuçãopor título judicial, uma vez já exaurida a ação cognitiva, a pretensão satisfativa, com o advento da Lei 11.232/2005, é apenas mais uma fase no processo de conhecimento).
 A sentença penal...
tracking img