Tipos de preconceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
O termo preconceito vem sendo abordado com frequência na sociedade atual, na mídia, nas escolas e na política cada vez mais o preconceito é alvo de debates para a criação de leis e melhora de conduta social. Palavras como raça e etnia nos segregam em grupos como a animais e são também frequentemente usadas em debates sobre preconceito.
Mas que significadoselas palavras carregam?
A palavra preconceito é a junção do prefixo “pré” que indica antecedência com a palavra conceito, que significa ideia, opinião ou definição ou seja é a interpretação de um objeto que se tem por meio de suas características sem uma análise profunda . Sendo assim preconceito é um conceito formado antecipadamente ao conhecimento do objeto analisado.A palavra preconceito em si não carrega a ideia de um crime, e sim de ignorância, ter pré conceitos significa afirmar algo ( mesmo que apenas em pensamento) sem ter conhecimento suficiente para o afirmar. Mas o preconceito tende a se manifestar numa atitude discriminatória.
Por discriminação entendemos fazer uma distinção, é o ato ou efeito de discriminar que levaa exclusão e estigmatização de grupos e pessoas. Ou seja, o preconceito em si é apenas a ideia criada sem conhecimento, ele pode então permanecer apenas no aspecto interno.
Mas quando esse se manifesta em atitudes discriminatórias torna-se prejudicial, esse preconceito ao transformar-se em atos discriminatórios faz uso de generalizações para rebaixar, indivíduos, crenças,atitudes, e opções.
Um individuo ao por se em pratica baseado em preconceitos, tende a inferiorizar raças e etnias, muitas vezes sendo ofensivo e violento com indivíduos pertencentes a determinado “grupo” independente de qual seja o aspecto usado como ponto de partida pelo preconceituoso para sua generalização.
A palavra etnia é, em sua tradução, usada paradesignar um grupo de indivíduos que possuem fatores culturais, como religião, língua e roupas em comum e não apenas a cor da pele. Mas é muitas vezes usada de forma pejorativa, indicando preconceito contra determinado grupo social.
Raça não pode ser confundida com etnia, por sua vez raça é usada para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suascaracterísticas físicas. Raça humana é uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos.
O preconceito portanto faz uso da discriminação e da divisão de grupos étnicos, ou raciais para por –se em pratica, atribuindo valores de forma pejorativa a indivíduos por encontrarem-se inseridos em grupos sobre os quaiscriou-se um preconceito.
O medo do desconhecido, muitas vezes levou indivíduos ao preconceito, por meio desses medos, o homem passa a criar superstições, contos e lendas, que de alguma forma pudessem explicar aquilo que não conhecem, e essas criações eram disseminadas pelo senso comum e apenas quebradas pelo conhecimento do real.
Da mesma formadissemina-se o preconceito, o senso comum faz com que ideias preconcebidas, sejam aceitas como verdade, e assim grupos se aproveitavam de superstições, medos, contos, lendas e principalmente da ignorância para que outros grupos fossem desvalorizados.
Durante as colonizações, os brancos costumavam acreditar, ou seja, ter a superstição de que negros eram uma “raça inferior”, tal comohoje tratamos raças diferentes de cães, por exemplo, pitbulls são cães mais agressivos que dobermanns.
Essa superstição advinha da falta de conhecimento, poucos perceberam que a cor da pele influenciava apenas na cor da pele, que a diferença entre o desenvolvimento dos povos ( os colonizadores e aqueles que colonizavam) advinha de fatores como o relevo, a climatização e as...
tracking img