Tipos de planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO

O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre ações futuras de uma organização, representa a primeira função administrativa, por servir como base para as demais funções, como organização, direção e controle, ele é realizado no nível institucional, recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltadospara a tarefa de como a empresa se relaciona com o mercado, gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientas e oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para enfrentarem esses elementos ambientais, os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempoprojetado no longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades e potencialidades e, sobretudo, precisam utilizar decisões cada vez mais baseadas em dados.
Entre o nível institucional e o nível operacional existe uma enorme diferença de linguagem e postura. O nível estratégico opera com incerteza em face da exposição ás forças e variáveisambientais, enquanto o nível operacional precisa operar com base na certeza e na programação de suas atividades. A absorção da incerteza provocada pelas pressões e influências ambientais precisa ser feita no nível intermediário.
O planejamento operacional se preocupa basicamente com o que fazer e como fazer no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente as tarefas e operaçõesrealizadas no dia a dia operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e maximização de resultados, e o tático está voltado para resultados apenas satisfatórios. Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.TIPOS DE PLANEJAMENTOS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – direciona a missão da organização, está orientado para o futuro em um horizonte temporal de longo prazo – e como não se têm dados ou informações sobre ele – é necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento e julgamento. Daí, as duas dificuldades básicas em se lidar com o planejamento estratégico: a complexidade ambiental e aprojeção de ações para o futuro.
O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais: é projetado no longo prazo, está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, envolve a empresa como um todo, é voltado para a eficácia, é definido pela cúpula da organização.
O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisõesacerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é mais discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa.Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.
Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias: lucro, expansão da empresa, segurança e autonomia ou independência.
O ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer distinção, emboracom diferentes impactos, a saber: fatores tecnológicos, fatores políticos, fatores econômicos, fatores legais, fatores sociais, fatores demográficos, fatores ecológicos.
O ambiente de tarefa representa o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização. A análise ambiental deve focalizar especificamente aspectos do ambiente de tarefa da empresa, como: consumidores ou usuários,...
tracking img