Tipos de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE PESQUISA



A busca pelo saber leva o ser humano a investigar a realidade sob os mais diferentes aspectos e dimensões. É natural, pois, a existência de diversos tipos de pesquisa. Cada uma delas possui peculiaridades próprias. Na pesquisa pura ou básica, por exemplo, a meta do pesquisador é o saber, buscando satisfazer uma necessidade intelectual. Já no caso da pesquisa aplicada oque move o pesquisador é a vontade de contribuir para fins práticos mais ou menos imediatos, buscando resolver problemas concretos. Gil informa que a pesquisa pura objetiva o progresso da ciência desenvolvendo conhecimentos sem a preocupação direta com sua aplicação ou conseqüências práticas. Por sua vez, a pesquisa aplicada, apesar de depender das descobertas da pesquisa pura, tem como principalcaracterística o interesse na aplicação e conseqüências práticas dos conhecimentos. De modo geral são estas as pesquisas desenvolvidas por psicólogos, sociólogos, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais (GIL, 1994). É importante salientar que as diferentes pesquisas não se excluem, sendo ambas indispensáveis para o progresso da ciência e do próprio ser humano uma vez que a primeira buscaatualizar conhecimentos enquanto a segunda pretende, além disto, transformar em ação concreta os resultados obtidos.
Há diferentes maneiras de classificar tipos de pesquisa. Cada autor consultado procede de forma distinta no momento de apresentar essa tipologia. O quadro em anexo ilustra um pouco esta diversidade. No decorrer do texto abordam-se alguns destes tipos de pesquisa a partir deautores como Beuren (2003), Gil (2000), entre outros.

1 TIPOLOGIAS DE PESQUISA QUANTO AOS OBJETIVOS:

1. PESQUISA EXPLORATÓRIA:

A pesquisa exploratória ocorre quando há pouco conhecimento disponível sobre o tema que se quer investigar. O objetivo do estudo exploratório é conhecer com maior profundidade o tema da pesquisa, aprofundando conceitos. Toda vez que se realiza uma pesquisasobre um assunto que precisa ser esclarecido ou melhor explorado no que diz respeito ao conhecimento realiza-se a opção pela pesquisa exploratória. “Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipóteses precisas e operacionalizáveis” (GIL, 1994, p.45).
As pesquisas descritiva e experimental partem dopressuposto de que o investigador tem conhecimentos prévios sobre o tema a ser pesquisado. Há casos, porém, que não apresentam ainda conhecimentos desenvolvidos acerca do fato/ fenômeno que se deseja investigar. Nesta situação, faz-se necessário iniciar um processo de investigação que possa identificar a natureza do fato a ser estudado, apontando características importantes sobre as variáveis alipresentes. Percebe-se, assim, que na pesquisa exploratória não se trabalha com relações entre variáveis, mas com o levantamento das próprias variáveis presentes no fenômeno. No decorrer da pesquisa as variáveis são identificadas e caracterizadas.
Segundo Köche (1999, p.126) “o objetivo fundamental de uma pesquisa exploratória é o de descrever ou caracterizar a natureza das variáveis que se querconhecer”. O referido autor cita um exemplo de pesquisa exploratória recentemente realizada no Brasil quando se buscou caracterizar o nível de conhecimento dos alunos que concluem o 1º e 2º grau. Para saber o nível de conhecimento que os alunos tinham e as lacunas que existem em relação aos conteúdos desenvolvidos, o pesquisador fundamentou-se nos conhecimentos que os alunos deveriam ter e aplicoutestes que permitiram avaliar esses resultados (Köche, 1999).


Para Beuren (2003, p.81)
[...] explorar um assunto significa reunir mais conhecimento e incorporar características inéditas, bem como buscar novas dimensões até então não conhecidas. O estudo exploratório apresenta-se como um primeiro passo no campo científico, a fim de possibilitar a realização de outros...
tracking img