Tipos de perifericos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 3
Contextualização de periféricos 4
Periféricos de entrada 4
Teclado 4
Mouse 5
Vídeo ou Monitor 5
Caneta Óptica 5
Joystick 6
Periférico de saída 6
Impressoras 6
.Scanner 7
Multimédia 7
CD-ROM 8
Periféricos de entrada/saída 8
Unidade de CD-ROM (drive) 8
Unidade DVD (drive) 8
Winchester 9
Modem 9
Plotter 9
Altifalantes 9
Periférico de armazenamento de dados(input/output) 10
Pen Drive: 10
Disco Rígido 10
Conclusão 11
Bibliografia 12

Introdução
Ao se falar em informática, vem à mente uma máquina – o computador. Um computador é um equipamento electrónico que armazena, processa e recupera informações, sendo capaz de realizar os seguintes tipos de operações: aceitar uma entrada estruturada, armazená-la e/ou processá-la mediante regraspreestabelecidas e produzir uma saída com resultados aceitáveis. Nesta perspectiva o presente trabalho encarrega-se somente na abordagem de periféricos de entrada (input), periférico de saída (output) e periférico de entrada/saída no que concerne as suas funções vitais no computador.

Contudo pode-se destacar o caso de teclado, mouse, tela sensível a toque, vídeo ou monitor, caneta óptica, joystik,impressora, leitoras de CD/DVD, scanner entre outros periféricos.

Contextualização de periféricos
Os dispositivos de entrada e saída (e/s) ou input/output (i /o) são denominados periféricos. Eles permitem a interacção do processador com o meio externo, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados. Eles provêem o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, evice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo, a impressora, câmara digital, tela sensível, leitora de cartões, leitores ópticos/magnéticos, etc.

Periféricos de entrada
São exemplos de dispositivos de entrada: teclado, mouse, microfone, câmara digital, tela sensível aotoque, scanner (para digitalização de documentos e fotos), leitora de cartões (processamento de cartões marcados com caneta ou lápis), leitores ópticos/magnéticos (para leitura de código de barras), microfone e webcam.
.
Teclado
Teclado (Periférico de Entrada): É sem dúvida o mais importante meio de entrada de dados, no qual estabelece uma relação directa entre o usuário e o equipamento.
O tecladopermite a entrada de dados num microcomputador por meio de textos. Também permite introduzir comandos: podem-se acessar pastas e executar aplicações com a ajuda de atalhos do teclado, a fim de aumentar a produtividade e reduzir o cansaço causado pelo manejo excessivo do mouse.

Os teclados usados nos computadores seguem o padrão QWERTY (que define o posicionamento das letras no teclado). Osteclados mais usados têm pouco mais que 100 teclas, mas é importante notar que a distribuição das letras e acentos (layout do teclado) não segue o mesmo padrão em marcas diferentes. Ao instalar um teclado em um computador, o usuário deverá informar qual o layout deste teclado para que ele funcione correctamente.

Mouse
O mouse é uma pequena peça deslizante que serve para movimentar o cursor natela, o que é facilitado pela sua movimentação sobre um apoio de borracha rectangular denominado mouse pad.
Geralmente, possui dois ou três botões, sendo que o usuário utiliza-o posicionando um cursor (uma pequena seta na tela) em cima de um elemento gráfico na tela e confirma uma ação pressionando um botão uma ou duas vezes.

O apertar de um botão é chamado clique (click) e dois cliques rápidos,clique duplo (double-click). Se o usuário for canhoto, ele pode trocar a ordem dos botões do mouse, ou seja, um clique no botão direito será interpretado como sendo um clique no botão esquerdo, e vice-versa. O usuário também poderá configurar a velocidade do clique duplo
.
O cursor pode também assumir o papel de uma ferramenta de trabalho e executar as mais diversas funções: seleccionar textos,...
tracking img