Tipos de parecer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.PARECER SEM RESSALVA

É emitido pelo auditor quando ele conclui seu trabalho e consta sobre todos aspectos que as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com as normas e princípios contábeis. O parecer sem ressalva é dividido em três parágrafos e que são estruturador da seguinte forma:
1ºParágrafo: É o de abertura ou introdutório nele deverão constar informações tais como aentidade auditada, quais demonstrações contábeis estarão sendo auditadas, qual o período a ser auditado e as reponsabilidades tanto da entidade como do auditor.
2ºParágrafo: É o extensão ou escopo deverá ser transcrito nele todo o desenvolvimento do trabalho os quais foram realizados de acordo com as normas de auditoria revelando que foram aplicados testes e amostragem, também considerando a relevânciados saldos e volume de transações.
3ºParágrafo: É o de opinião nele constará a opinião do auditor sobre o trabalho realizado considerando todos os aspectos relevantes e posição patrimonial e financeira da entidade.

2.PARECER COM RESSALVA

É emitido quando o auditor conclui seu trabalho e que qualquer discordância encontrada durante seu trabalho não é tão importante assim para que ele sejaadverso ou negativa de opinião. Sua estruturação segue da mesma maneira sendo o primeiro parágrafo o introdutório, o segundo de escopo, e deve acrescenta no ultima parágrafo o de opinião, com a utilização das expressões “exceto por” ou “com exceção de“ referindo-se ao motivo objeto da ressalva.
3.PARECER ADVERSO

Quando o auditor emite a opinião de que as demonstrações não foram elaboradas deacordo com os princípios fundamentais da contabilidade, as normas brasileiras de contabilidade, com a legislação específica e não relatam a real situação financeira e patrimonial da entidade e verifica que tais efeitos foram de tal relevância e comprometeram o conjunto das demonstrações. Deve considerar tanto as distorções provocadas quanto à apresentação inadequada ou incompleta das demonstraçõescontábeis.

4.PARECER ABSTENÇÃO DE OPINIÃO

Quando o auditor deixa de emitir opinião por limitações significativas na extensão do exame e também por não ter obtido comprovação o suficiente para fundamentá-la, ou por varias complexas incertezas.

5. MODELOS DE PARECERES

5.1 SEM RESSALVA
Aos
Administradores e Acionistas (Quotistas) da
NOME DA ENTIDADE AUDITADA
Cidade – Estado
1.Examinamos os balanços patrimoniais da (NOME DA ENTIDADE AUDITADA), levantados em 31 de dezembro de 2002 e de 2001, e as respectivas demonstrações do resultado, das mutações do patrimônio líquido e das origens e aplicações de recursos correspondentes aos exercícios findos naquelas datas, elaborados sob a responsabilidade de sua administração. Nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobreessas demonstrações contábeis.
2. Nossos exames foram conduzidos de acordo com as normas de auditoria e compreenderam, entre outros procedimentos: (a) o planejamento dos trabalhos, considerando a relevância dos saldos, o volume de transações e os sistemas contábil e de controles internos da entidade; (b) a constatação, com base em testes, das evidências e dos registros que suportam os valores eas informações contábeis divulgados; e (c) a avaliação das práticas e estimativas contábeis mais representativas adotadas pela administração da sociedade, bem como da apresentação das demonstrações contábeis tomadas em conjunto.
3. Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas, representam adequadamente em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da (NOME DAENTIDADE AUDITADA), em 31 de dezembro de 2002 e de 2001, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, elaboradas de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade.
Local e data:
NOME DA EMPRESA DE AUDITORIA:
CRC-(UF)

NOME DO AUDITOR SIGNATÁRIO
Contador
CRC-(UF)...
tracking img