Tipos de organização da teoria neoclássica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2. DECORRENCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
3. RACIONALISMO DA ORGANIZAÇÃO FORMAL
O racionalismo é a característica mais importante da organização formal. Uma organização é um conjunto de cargos funcionais e hierárquicos em que todos devem se sujeitar a ordens e se comportar racionalmente. Para que funcione efetivamente de acordo com o sistema racional.
4. ORGANIZAÇÃO LINEAR
AOrganização Linear mantém a forma mais simples e antiga, pois a sua origem é baseada na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. O nome organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado, formando-se seu formato piramidal que o resultado é que, à medida que aumenta o nívelhierárquico, mais aumenta a generalização e a centralização, e à medida que diminui o nível hierárquico, mais aumenta a especialização e a delimitação das responsabilidades. É uma forma de organização típica de empresas pequenas ou em estágio inicial.
A organização linear tem como característica as Linhas formais de comunicação, que são feitas através das linhas existentes no ornograma. Cada gerentecentraliza as comunicações, um orientado para cima (representa sua responsabilidade) e a outra para baixo (representa sua autoridade). As comunicações são, portanto lineares e formais por respeitarem o ornograma.
As vantagens da organização linear é a estrutura simples e de fácil compreensão, devido ao pequeno número de órgãos ou cargos, a cúpula apresenta apenas um órgão ou cargo centralizador, eo subordinado só se relaciona formalmente com seu supervisor. A facilidade de implantação pela estrutura simples e a clara delimitação das responsabilidades eliminam qualquer dificuldade no fazer funcionar esse tipo de organização. A estabilidade da organização funcionará, graças à centralização do controle e das decisões de um lado, e a rígida disciplina garantida pela unidade de comando, deoutro.
A organização também tem suas desvantagens como: a estabilidade e constância das relações formais que podem gerar rigidez e inflexibilidade da organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou condições externas. A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática, dificultando a cooperação, e os seus chefes tornam-segeneralistas, tomando todas as decisões e ordens e não sobra tempo para sua especialização.
À medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação, principalmente na cúpula da organização que centraliza todas as decisões e não tem assessoria auxiliar e as comunicações, por serem lineares, tornam-se demoradas, sujeitas a intermediárias e adistorções.

A organização linear pode ser aplicada em pequenas empresas que não necessitam de executivos especialistas ou que esteja em seu estágio inicial; Quando as tarefas da organização são padronizadas, já que a estrutura é estável e permanente; Quando a agilidade é mais importante que a qualidade; Quando a organização investe em consultoria externa em vez de criar órgãos internos deassessoria.
A esfera é limitada. Defendida por Fayol, que via uma estrutura ideal para as organizações da sua época.
5. ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
As organizações funcionais foram criadas com uma visão voltada para a sua realidade interna, ou seja, para si própria. Nessas organizações as funções são todas divididas por etapas, os processos de tarefas são divididos. Trata-se de um trabalho individual evoltado a tarefas. Esse tipo de pensamento dominou antigamente e ainda existe em uma grande parte das empresas que conhecemos.

Tem como característica a autoridade funcional ou dividida que é a qual corresponde ao poder de comandar, coordenar e controlar os subordinados que desenvolvam tarefas específicas dentro de uma determinada área funcional, e suas linhas diretas de comunicação são...
tracking img