Tipos de modais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade ATD 1
O Jornal “Valor Econômico” de 10/03/2011 (página B9) apresentou uma matéria sobre a atuação da Petrobras em Santos.
 No texto é citado que em 2020, oatual plano estratégico da companhia aponta produção total operada de 1,8 milhões de barris por dia na Bacia de Santos.
 Se compararmos com a Bacia de Campos, a grandeprodutora atual, a mesma fornece algo em torno de 1,6 a 1,7 milhões de barris diários.
 Em sua avaliação, esse aumento de volume produtivo na Bacia de Santos impactará o mercadode embarcações offshore? De que forma?
Resposta: Atualmente o mercado de embarcações offshore passa por uma nova explosão na demanda de novos navios. Considerando umaexpectativa de vida de 25 anos para a frota mundial (com países mais desenvolvidos substituindo mais cedo e países em desenvolvimento substituindo mais tarde), os navios de1972 seriam candidatos à substituição por volta do ano de 1998. Dessa forma, concluímos que a construção de navios é insuficiente para a demanda esperada, o que pode serfacilmente explicado por dois fatores principais: o primeiro é que, com o desastre dos anos 80, que era aundo o preço do barril de petróleo estava nas alturas, muitascompanhias estão hesitando em construir novos navios, por medo de um novo desastre que deixe as embarcações ociosas; o segundo é que, com o desenvolvimento tecnológico, asembarcações construídas hoje são, geralmente, muito maiores e mais capazes do que aquelas às quais substituíram. Assim, em termos numéricos, as novas construções devem estar abaixodas substituições. Uma única embarcação construída hoje pode ser capaz de efetuar o serviço de duas ou três embarcações mais antigas, as quais estariam sendo substituídas.
tracking img