Tipos de ministério

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ministério Reinaldo de Oliveira

TIPOS DE MINISTÉRIO

O ministério não é uma questão de escolha ou opção própria, mas uma questão de vocação. Deus chama homens para o seu trabalho. Ou seja: ele é quem separa homens e mulheres para uma obra específica. A propósito disso, a Bíblia testifica esta verdade, quando diz que Deus chamou Moisés para libertar o povo de Israel da escravidão egípcia;Josué para suceder Moisés; Gideão para libertar Israel do jugo dos midianitas, Eliseu para assumir o ministério profético no lugar do profeta Elias e outros.

A parábola do Bom Samaritano (Lucas 10: 25-37) destaca a verdade de que compaixão, sensibilidade e cuidado são fatores intrínsecos à vida ministerial. Diz o texto que um homem está indo de Jerusalém para Jericó. É atacado por algunssalteadores. Roubam seu dinheiro, batem nele e o deixam à beira do caminho, “meio morto”. Enquanto permanece caído, três homens passam por esse mesmo caminho. A atitude de cada um pode ser vista como prova do grau de sua compaixão.

Dos três, dois deles passaram de largo. Tanto o sacerdote com o levita não pararam nem se envolveram com a situação. Deixaram-no como estava. Todavia, o bom samaritano parou,cuidou dos ferimentos da vítima. Levou o homem para uma hospedaria e cuidou dele, v. 34. Além disso, comprometeu-se em pagar tudo que fosse preciso quando voltasse, vv. 34, 35.

Essa parábola tem tudo a ver com o contexto ministerial, porque um ministério bem sucedido consiste em cuidar, auxiliar, estar pronto a buscar e curar aqueles que são vitimas do “salteador”. Esse texto bíblico apresentao quadro de três homens que, dentro do processo da alegoria, tipifica três tipos de ministério. Vejamos:

Ministério casual, v. 31

Embora Jericó ficasse a apenas 27 km de Jerusalém, a estrada escarpada e traiçoeira apresentava uma descida de cerca de 900 m. O sacerdote não queria se arriscar a perder sua pureza cerimonial, tocando num homem que podia estar morto, incorrendo na contaminaçãoque a lei proibia, Lv 21: 1 ss.

Quando o texto diz que “casualmente” passava pelo mesmo caminho um sacerdote, isso deixa claro que ele não estava disposto para esse momento. Era um sacerdote, mas uma autoridade que não queria se comprometer com o próximo. Ele passou de largo - ou direto. Nem tomou conhecimento se o homem que se encontrava caído estava realmente morto.

Do ponto de vistareligioso, as pessoas mais interessadas pelas questões religiosas deveriam ser as mais prontas para mostrar qualidades humanitárias. Até mesmo exemplos modernos mostram que, com freqüência, essa é uma suposição falsa, como esta narrativa tenciona ilustrar.

O sacerdote, que deveria mostrar-se mais humanitário e mais simpático para com o sofrimento humano, tornou-se egoísta, passando de largo. É umperigo muito grande exercer o ministério por casualidade ou por mera circunstância. Ser obreiro por mera casualidade pode nos levar a algumas reações:

a) a pessoa torna-se egoísta e não tem tempo pra ninguém. À semelhança do sacerdote, está sempre com pressa;

Ministério Reinaldo de Oliveira

b) não existe amor ao próximo - não sente a sua dor e está sempre ocupado consigo mesmo;

c) àsemelhança do sacerdote, vive sempre à distância, porque não quer compromisso com as situações alheias.

O verdadeiro obreiro não pode ser dirigido pelas casualidades da vida, mas pelo Espírito Santo.

Ministério indiferente, v. 32

Semelhantemente, descia por aquele lugar um levita, que procedeu do mesmo jeito: “vendo o ferido, passou de largo”. Quer dizer: não fez nada pelo homem necessitado.Para ele era indiferente. Não se preocupou nem se interessou pelo próximo caído na estrada.

É sempre assim: a indiferença é marcada pela atitude do outro: se fulano não fez nada, por que é que eu vou fazer? Do ponto de vista religioso, segundo os ensinos de Jesus, tanto o sacerdote como o levita erraram em seus procedimentos. Talvez não quisessem comprometer a pureza cerimonial, tocando em um...
tracking img