Tipos de mercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
LUCAS HENRIQUE LAGOS










ECONOMIA: TIPOS DE MERCADOS











SÃO PAULO – SP
2013
SUMÁRIO

1. INTRDUÇÃO 03
2. CONCEITO DE MERCADO 04
3. DEFINIÇÃO AMPLA DE MERCADO 04
4. MERCADO E MARKETING 05
5. TIPOS DE MERCADOS 05
5.1 MONOPÓLIO 05
5.2 OLIGOPÓLIO 06
5.3 CONCORRÊNCIA PERFEITA OUCOMPETIÇÃO PURA 06
5.4 MONOPSÔNIO 06
6. CONCLUSÃO 07
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08













1. INTRODUÇÃO

Nos estudos realizados e repassados neste portfólio sobre os tipos de mercados, englobei seus conceitos, passando pelas idéias de Karl Max até uma definição ampla de mercado segundo especialistas, que nada mais é um local onde se encontrampessoas que querem comprar e outras que querem vender, levando em consideração o preço e as ofertas unidas com o estudo de demanda.
É de extrema importância que haja um ciclo de acessibilidade e interação entre consumidores e fornecedores (vendedores) para que funcione de forma homogenia, gerando movimentação na economia. Basicamente as divisões mercadológicas são as de monopólio, concorrênciaperfeita ou de competição pura, oligopólio e monopsónio, que estão esmiuçadas nestes estudos.















2. CONCEITO DE MERCADO

Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados,onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.


3. DEFINIÇÃO AMPLA DE MERCADO

A definição de mercado poderá ser entendida de duas formasdistintas:
• Em sentido amplo: Conjunto de pessoas individuais ou coletivas capazes de influenciar as vendas de um determinado produto
• Em sentido restrito: Conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto.
Quando nos referimos ao mercado, em sentido amplo ou em sentido restrito, existem três classificações de mercado:
• Mercado real: Volume de vendas efetivo de umdeterminado produto ou número de consumidores que compram o produto (os consumidores do produto que a empresa fabrica).
Quota de Mercado é o mesmo que Mercado real da Empresa.
• Mercado potencial: Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto (os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricadopela empresa e pela concorrência).
• Mercado total: Engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto (toda a população que tenha condições para vir a adquirir um bem ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).


4. MERCADO E MARKETING

Marketing é a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valore satisfazer necessidades e desejos. É um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros. Embora muitas vezes pensemos no Marketing como sendo apenas praticado por vendedores, os compradores também participam nas atividades de marketing. Os consumidores fazem marketing quando procuram novos produtos e preçosvantajosos, que eles consigam suportar


5. TIPOS DE MERCADOS

5.1 MONOPÓLIO - Um único ofertante e vários demandantes, é a pior forma de estruturação mercadológica do ponto de vista da economia, pois os preços são manipulados de acordo com o ofertante - (A prospecção de petróleo no Brasil através da Petrobrás ou a White Martins, por ser maior e ter uma melhor capacidade logística no ramo de...
tracking img