Tipos de maquinas de fluxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. BOMBA DE PALHETAS ROTATIVAS
Uma bomba de palhetas rotativas é uma bomba de deslocamento positivo que consiste de palhetas montadas em um rotor que gira dentro de uma cavidade. Em alguns casos estas palhetas podem ser de comprimento variável e/ou tensionadas para manter contato com as paredes nas quais a bomba gira.

Usos comuns de bombas de palhetas rotativas incluem bombas hidráulicas dealta pressão e usos automotivos incluindo bombas de super compressão, direção assistida e câmbio automático. Eles também são frequentemente utilizados como bombas de vácuo para prestação de assistência à frenagem (através de uma frenagem servo-freio) em caminhões grandes, e na maioria dos aviões leves para conduzir instrumentos de voo giroscópios, o horizonte artificial e indicador de rumo. Alémdisso, as bombas de palhetas podem ser usadas em aplicações de gás de baixa pressão, como injeção secundária de ar para controle de emissão de exaustão, e em aplicações de vácuo incluindo linhas de evacuação de fluido refrigerante em condicionadores de ar, e secadores a frio laboratoriais, extensivamente em sistemas de deposição química de vapor em semicondutores, e experimentos com vácuo emfísica. 



2. BOMBAS ALTERNATIVAS
Nas bombas alternativas, o líquido recebe a ação das forças diretamente de um pistão ou êmbolo ou de uma membrana flexível (diafragma). Elas podem ser acionadas pela ação do vapor ou por meio de motores elétricos ou também por motores de combustão interna. São bombas de deslocamento positivo porque exercem forças na direção do próprio movimento do líquido.
Nocurso da aspiração, o movimento do êmbolo tende a produzir o vácuo no interior da bomba, provocando o escoamento do líquido. É a diferença de pressões que provoca a abertura de uma válvula de aspiração e mantém fechada a de recalque. No curso de descarga, o êmbolo exerce forças sobre o líquido, impelindo-o para o tubo de recalque, provocando a abertura da válvula de recalque e mantendo fechada a deaspiração. A descarga é intermitente e as pressões variam periodicamente em cada ciclo. Estas bombas são autoescorvantes e podem funcionar como bombas de ar, fazendo vácuo se não houver líquido a aspirar.
Acionadas por vapor – empregadas na alimentação de água nas caldeiras, pois aproveitam o vapor gerado na caldeira para seu próprio funcionamento;
De potência ou de força – acionadas por motoreselétricos ou de combustão interna, são utilizadas no acionamento de prensas, nas indústrias de borracha, algodão, óleo, etc.

3. TURBO-BOMBAS

As turbo-bombas são caracterizadas por possuírem um órgão rotatório dotado de pás (rotor) que, devido a sua aceleração, exerce forças sobre o líquido. Essa aceleração não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato comas pás. A descarga gerada depende das características da bomba, do número de rotações e das características do sistema de encanamentos.

Bomba centrífuga pura ou radial: Essas bombas são usadas no bombeamento de água limpa, água do mar, condensados, óleos, lixívias, para pressões até 16 Kgf/cm³ e temperaturas até 140 °C.

Bomba axial ou propulsora: as trajetórias das partículas líquidascomeçam paralelamente ao eixo e se transformam em hélices cilíndricas. Forma-se uma hélice de vórtice forçado, pois, ao escoamento axial, superpõe-se um vórtice forçado pelo movimento das pás. São empregadas para grandes descargas e alturas de elevação de até mais de 40 metros. Outra característica é que possuem difusor de pás guias. O eixo, em geral, é vertical, e por isso são conhecidas como bombasverticais de coluna.



4. TURBINAS A GÁS
As turbinas a gás têm uma única fonte de calor recuperável constituída por um fluxo de gases quentes a uma temperatura elevada (na ordem de 500 graus). , A demanda de potência mínima requerida é na ordem de 500 kW elétrico e 2000 kW térmico. Um exemplo de utilização dessas turbinas é num complexo hospitalar que apresenta uma grande necessidade...
tracking img