Tipos de linguagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação e Expressão

Agora que você já assistiu ao vídeo referente ao estudo de caso a seguir, leia o texto indicado e, em seguida, realize as atividades propostas que relacionarão os conteúdos trabalhados com situações práticas do cotidiano.

Estudo de caso O papel da comunicação no dia a dia profissional
Por Gustavo Rosas Augusto Laranja O presente estudo de caso aborda o emprego dalinguagem no ambiente profissional. Simula-se o dia a dia de um gerente de empresa e situações nas quais o emprego adequado da linguagem poderia assegurar uma maior eficácia do ponto de vista da comunicação. Roberto, nosso gerente, interage com diferentes usuários da língua, os quais empregam o idioma em níveis de linguagem também diferenciados. Entre os conceitos que abordarmos no estudo estão: (1)níveis de linguagem; (2) conhecimento prévio; e (3) adequação linguística.

Palavras-chave
1. Comunicação e Expressão 2. Comunicação Empresarial 3. Níveis de Linguagem 4. Conhecimento Prévio 5. Adequação Linguística

Apresentação
A empresa ABC Ltda. tem cerca de 50 funcionários. Não se trata, portanto, de uma empresa de grande porte. No entanto, mesmo em empresas pequenas a comunicaçãoeficaz se faz necessária. Além de Roberto, os protagonistas desse estudo de caso serão aquelas pessoas com quem nosso gerente precisa interagir diariamente em seu cotidiano profissional. Esses protagonistas serão, antes de tudo, usuários da língua. É por meio dela que irão negociar, vender, orientar, comprar, debater, convencer. A capacidade de empregar a linguagem a seu favor será central paraassegurar uma vantagem competitiva nos inúmeros embates que serão travados, diariamente, no ambiente de trabalho.

1

Comunicação e Expressão

Entre tais usuários estão Marta (cliente), Sr. Barros (o atual proprietário da empresa) e Arnaldo (funcionário). Sr. Barros tem pouco tempo disponível e tem um comportamento linguístico monossilábico, ou seja, usa pouquíssimas palavras para se comunicar.Por vezes, tal comportamento pode sinalizar objetividade e franqueza, mas em certas situações a falta de detalhamento é capaz de levar a incompreensões que podem custar caro, tanto à empresa quanto aos profissionais que nela trabalham. Em consequência, as orientações e preocupações do Sr. Barros nem sempre ficam claras para Roberto. Arnaldo é um funcionário de origem bastante humilde, vindo deoutra região do país. É prestativo e profissional, mas pelo fato de ter referências culturais muito diversas daquelas do restante da equipe, sua interação com os demais funcionários é marcada por ruídos na comunicação. Por fim, a cliente Marta é extremamente exigente em todas as suas demandas. Embora tenha relações comerciais antigas com a ABC Ltda., lê todos os orçamentos, propostas e contratos com amáxima atenção, típica dos desconfiados. Um cliente como Marta não tolera propostas e contratos imprecisos. Para ela, imprecisões sinalizam falta de profissionalismo e contribuem para a perda de credibilidade do fornecedor. Ao analisarmos os fatos disponíveis para estudo, veremos que, no dia a dia da empresa, repetem-se problemas de fácil solução. Trata-se, apenas, de atentar para a importânciaque a comunicação tem tanto no que se refere à interação da equipe como no que diz respeito à relação entre a empresa e seus clientes. Chegamos ao problema central do caso: Que modificações Roberto poderia promover em seus procedimentos de trabalho para assegurar que a comunicação, em lugar de inimiga, seja sua aliada?

Contextualização
A empresa ABC Ltda. surgiu do projeto de vida de seufundador, João Ferreira Barros, avô do atual proprietário. O criador da empresa era um excelente comunicador, sempre atento aos sinais que seus clientes de bom grado lhe forneciam. Isso fez com que, mesmo sem formação superior, pudesse prever os desejos e necessidades de sua clientela. Essa capacidade de compreender os anseios de seus clientes fez com que a empresa pudesse oferecer produtos e serviços...
tracking img